Diversão e LazerIlha do Governador

Programação especial homenageia André Rebouças na Politécnica-UFRJ

Evento traz ao público a ópera "O Engenheiro", de Tim Rescala, e mesa redonda sobre a história do primeiro engenheiro negro do Brasil

Foto: Divulgação
Um dos grandes engenheiros brasileiros da época do Império, dos principais abolicionistas de seu tempo, e também professor da Escola Politécnica da UFRJ, André Rebouças, terá sua trajetória destacada em programação especial nos dias 5 e 6 de julho. O evento é realizado pelo Projeto Sinos, Funarte, Proarte e Fórum de Ciência e Cultura, e conta com a organização de quatro unidades da UFRJ – a Escola Politécnica, a Escola de Música, a Escola de Belas Artes e a Escola de Comunicação.

Na terça-feira (5/7), às 14h30, acontece a mesa-redonda “André Rebouças: um homem além do seu tempo”, com o objetivo de debater temas como igualdade, liberdade, cidadania, história e cultura afro-brasileira, além de tratar dos importantes aspectos da vida do engenheiro, especialmente sobre as suas influências na Engenharia. O bate-papo será realizado no auditório André Rebouças, com a moderação da diretora da Politécnica-UFRJ, Cláudia Morgado; do membro das Academias Brasileiras de Ciências e Letras, José Murilo de Carvalho; e da mestranda de Biblioteconomia da UNIRIO, Nanci Simão da Rocha.

Já na quarta-feira (6/7), às 12h30, o auditório Horta Barbosa receberá a ópera “O Engenheiro”, de Tim Rescala. A trama fala sobre a proximidade de André Rebouças com a Família Real e a sua atuação nos bastidores do emblemático 15 de novembro, com abordagem da visão do engenheiro sobre a escravidão, das reações conturbadas ao acontecimento, até seu exílio.

Ao lado de Machado de Assis e José do Patrocínio, André Rebouças foi um dos representantes da pequena classe média negra em ascensão no Segundo Reinado e uma das vozes mais importantes em prol do abolicionismo no Brasil. Ao lado de Joaquim Nabuco e outras importantes figuras, ajudou a criar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

A obra tem direção musical de Inácio de Nonno, direção cênica de José Henrique Moreira e direção de movimento de Marcellus Ferreira. O espetáculo conta com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de André Cardoso, Diana Sosa e Rafael de Miranda. A direção geral é dos professores Andrea Adour, Homero Velho e Lenine Santos.

As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal da Escola Politécnica da UFRJ no YouTube. Mais informações em: .

Elenco:
André Rebouças: Iago Cirino e Paulo Maria
Baronesa de Muritiba: Erika Henriques, Giovanna Toscano, Julia Riera
Conde D’Eu: Rafael Nascimento e Rômulo Nicolay
Francisco: Jessé Bueno e João Campelo
Guarda do Palácio: Moisés Santos Ribeiro
Joaquina: Dani Sardinha e Kássia Lima
Manoela: Mariana Leandro
Princesa Isabel: Carolina Morel, Gabriela Meira e Sarah Saloto
Visconde da Penha: Cristóbal Rioseco e Renato Lima
Orquestra Sinfônica da UFRJ – Direção artística de André Cardoso e Ernani Aguiar

Serviço:
Mesa-redonda “André Rebouças: um homem além do seu tempo”
Data: 5 de julho, às 14h30 (terça-feira)
Local: Auditório André Rebouças (Bloco D, sala 220, do Centro de Tecnologia da UFRJ)
Em virtude da capacidade do auditório e do contágio de coronavírus, o evento será limitado a 50 pessoas mediante inscrição prévia no link: forms.gle/HNRAvQdktZ6MCHZr5

Ópera “O Engenheiro” da Escola de Música da UFRJ
Data: 6 de julho, às 12h30 (quarta-feira)
Local: Auditório Horta Barbosa (Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ)
Entrada franca

Obs.: Não há necessidade de inscrição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo