Primeiro caso da gripe suína no Brasil está no Hospital do Fundão
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concedeu entrevista coletiva sobre a situação da gripe suína no país no auditório do Ministério da Saúde. Ele confirmou o primeiro caso da doença no Brasil: um paciente que está internado no Hospital Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão. Segundo o Ministério, outros três casos foram confirmados no país.
Dois casos são de São Paulo e um de Minas Gerais. Todos os infectados contraíram o vírus no exterior. Três deles vieram do México e um dos Estados Unidos. Os quatro passam bem. “Outros 93 pacientes suspeitos tiveram resultado negativo, quinze ainda estão em processo de análise”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
O país recebeu, nesta quinta-feira, os primeiros kits para diagnóstico rápido da gripe suína. “A chegada dos kits nos permitiu confirmar que o vírus chegou ao Brasil”, disse Temporão.
O histórico dos pacientes
O primeiro paciente, de 21 anos, desembarcou no Rio no dia 2 de maio, vindo de Cancún, com escala na Cidade do México. No dia seguinte, ele apresentou sintomas de gripe, e, em 5 de maio deu entrada no Hospital do Fundão.
De acordo com as regras de controle da Organização Mundial de Saúde, ele ficará dez dias internado. “Ele reagiu bem nas primeiras 48 horas do tratamento com o antiviral”, disse o diretor do Hospital do Fundão, Alexandre Cardoso. Outro pessoa que acompanhava o paciente na viagem está sendo acompanhado pelo Ministério da Saúde.
Um dos casos de São Paulo é de um paciente que esteve no México entre os dias 22 e 27 de abril. Ele foi internado no dia 29 e recebeu alta, nesta segunda-feira.
O terceiro paciente de Minas Gerais que viajou também ao México entre os dias 22 e 27 de abril, começou a manifestar os sintomas no dia 24. Ele ficou em isolamento domiciliar até quarta-feira.
O último paciente é um jovem de São Paulo que viajou para o estado americano da Flórida. Como a região não era considerada área infectada pelo vírus, ele foi mantido também em isolamento domiciliar.