Prefeitura inicia obras da Clínica da Família no Cocotá
A Prefeitura do Rio iniciou neste domingo (13/03) a construção da Clínica da Família no Cocotá. A unidade que será construída ao lado das Barcas será a terceira na Ilha do Governador. As obras ficarão a cargo da RioUrbe.
– A população carioca tem de ter um cuidado especial na saúde e isso se inicia nas Clínicas da Família, somado às reformas nos Centros Municipais de Saúde e Policlínicas. Além da qualificação no atendimento dos hospitais gerais, como o do Hospital Municipal Evandro Freire, que faz parte da rede de saúde que vem avançando nos últimos sete anos e meio – disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.
A unidade do Cocotá vai beneficiar 30 mil pessoas, com dez equipes de Saúde da Família e quatro de saúde bucal. Os pacientes terão acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também poderão retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
A clínica contará com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h.
– O modelo das Clínicas da Família tem o objetivo de cuidar dos moradores da região com o atendimento da equipe de saúde da família e assim resolver mais de 80% dos problemas de saúde da população – explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Além dos secretários Pedro Paulo e Daniel Soranz, e do subprefeito Nelsinho Miraldi, estiveram presentes a solenidade os vereadores Tânia Bastos e , a deputada federal e o presidente da Faetec Wagner Victer.