Prefeitura do Rio publica edital para trocar frota do BRT: novos ônibus começam a chegar no segundo semestre
A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) o edital de licitação para trocar a frota do BRT na cidade.
O pregão prevê comprar, em duas etapas, 557 novos veículos, os primeiros devem chegar já no segundo semestre e expandir o sistema.
Os novos ônibus contarão com algumas novidades:
- Portas mais robustas e resistentes;
- Cabine para o motorista, a fim de protegê-lo;
- Mais um espaço para cadeirante;
- Telemetria, GPS e videomonitoramento.
Operação do BRT
Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes publica em março o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio.
O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens.
Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.
Degradação e transtornos
O sistema BRT, que já teve 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da prefeitura desde março do ano passado devido à degradação do serviço. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado precário.
Hoje são 200 carros em operação, mas a prefeitura ainda precisa alugar ônibus comuns nos horários de pico da manhã e da tarde.
Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba.
Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano.
Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação com o VLT.
Fonte:G1