Prefeito dá início à segunda fase das obras da Transcarioca
Intervenções da Prefeitura do Rio de Janeiro começam pela construção de uma ponte estaiada entre o Fundão e a Ilha do Governador.
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, deram início hoje, dia 25, às obras do segundo lote da Transcarioca, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador. As intervenções do segundo lote começam pela construção da ponte estaiada sobre a Baía de Guanabara (ligação Fundão/Ilha do Governador) e seguem até dezembro de 2013, quando serão concluídas também as obras do primeiro lote (trecho Barra/Penha), em andamento desde março de 2011.
Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância da mobilidade urbana para a cidade do Rio de Janeiro:
– A Transcarioca vai reduzir muito o tempo que as pessoas perdem se deslocando de suas casas até o trabalho. Hoje, para ir da Ilha do Governador até Santa Cruz, o cidadão perde cerca de três horas no trânsito. Com os BRTs, esse percurso será reduzido para cerca de 50 minutos. Isso é mobilidade urbana, é fundamental para a cidade.
Ele lembrou ainda que essa e outras obras estão sendo feitas para o futuro da cidade e não apenas em função das Olimpíadas:
– É uma obra para a cidade e para o povo que trabalha duro e que terá mais qualidade de vida após a conclusão dessas obras, por isso estou feliz em estar aqui hoje.
Após o discurso, Paes e alguns convidados foram de balsa até uma plataforma localizada na Baía de Guanabara, onde foi fincado o primeiro bate-estaca da obra.
A estimativa é que a Transcarioca beneficie cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza pela metade o tempo de viagem. Com 39 quilômetros de extensão, é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Serão construídas 45 estações, três terminais, três mergulhões, 10 viadutos e nove pontes (sendo duas estaiadas).
Além dela, está em andamento na cidade do Rio a implantação de outros três BRT´s: Transoeste (que vai ligar Barra a Santa Cruz e Campo Grande e entra em operação ainda neste semestre), Transolímpica (que vai ligar Barra a Deodoro e está em licitação) e a Transbrasil (ao longo da Avenida Brasil, ligando Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont, cuja liberação de recursos foi anunciada esta semana pelo Governo Federal).