Portuguesa bate América e avança à final da Taça Corcovado

Na tarde deste sábado (20/06) a Portuguesa chegou mais uma vez a uma final de turno no Campeonato Carioca da Série B, após bater o América pelo placar mínimo com gol de seu camisa 10, Silvano. Assim como na Taça Santos Dumont, primeiro turno da competição, a Lusa está de novo na decisão e aguarda o vencedor de Americano x Duque de Caxias, para saber quem enfrentará na final da Taça Corcovado. Se conquistar o título do segundo turno, a Portuguesa é declarada campeã da Série B 2015, tem acesso a primeira divisão e por consequência, levará o América de volta a elite do futebol carioca.
Após empatarem por 2 a 2 na primeira partida, na quarta-feira (17/06), em Edson Passos, no Estádio Giulite Coutinho, Portuguesa e América foram a campo no Estádio Luso Brasileiro e fizeram um grande duelo, digno das duas melhores campanhas na classificação geral. A Lusa jogava por mais um empate para chegar a decisão e ao América só a vitória interessava. Dessa forma, o primeiro tempo foi muito disputado, porém, muito pegado, com o jogo centralizado pelo meio, assim, os goleiros Felipe e Ricardo Luiz não tiveram muito trabalho. Resultado, após os 45 minutos iniciais as duas equipes foram para os vestiários empatando sem gols.
Na volta do intervalo, o América tomou conta da partida, já que precisava do resultado e assustou a Portuguesa por duas vezes, parando em ótimas defesas do arqueiro lusitano, Ricardo, que fez ótima partida. Antes que o árbitro Rodrigo Nunes de Sá fizesse a para técnica, aos 13 minutos, Belarmino recebeu passe na entrada da área americana, tocou para Silvano que vinha de trás, o volante só teve tempo de levar a bola para perna esquerda e chutar no cantinho, sem chances para o goleiro Felipe. Explosão da torcida da Portuguesa no Estádio Luso Brasileiro, que recebeu bom público.
Após o gol a Lusa passou a ter mais posse de bola, segurar o resultado, mas ainda sim o América assustou por duas vezes, com Somália e Alexandre Carioca, que quase fez gol contra, mas o goleiro lusitano salvou. Aos 49 minutos do segundo tempo, o juiz apitou pela última vez na ilha do Governador e o torcedor da Portuguesa pode comemorar mais uma classificação à final.
A Lusa volta a campo na próxima quarta-feira (24/06), para enfrentar na primeira partida da final da Taça Corcovado, o vencedor da outra semifinal, disputada por Americano e Duque de Caxias, a equipe de Campos venceu o primeiro jogo por 2 a 0.
Texto: Leonardo Santos / Portuguesa Rio