Os filhos do Baobá da Ilha do Governador
Neste final de semana, no Corredor Esportivo do Moneró, fizemos uma atividade, muito bacana voltada ao Meio Ambiente.
Um conjunto de frequentadores do Corredor Esportivo, apoiado por entidades da Ilha do Governador, como o grupo “Engenhando a Cidade” e “Associação de Mulheres da Ilha do Governador – AMUIG, com o apoio da *CEDAE e de um conjunto de voluntários, em especial o Seu Hilário, que cultiva um belo bosque ali, fizeram uma atividade muito importante, que trará belos frutos no futuro.
Com orientação do Engenheiro Florestal, Alan Abreu e da equipe da CEDAE, extraímos 23 mudas do Baobá, plantado no Corredor Esportivo do Moneró, que após receber um processo de infiltração de fósforo para fortalecer o enraizamento, e foram transportadas para o extrato de lodo produzido na Estação de Esgotos da Ilha do Governador – ETE-ILHA, e irão para os viveiros e estufas da CEDAE, para que daqui a 6 à 8 meses, possam se transformar como novas mudas de Baobá.
A ideia que dessas 23 mudas de Baobá, caso essas vinguem, já que foram extraídas com toda técnica e sob orientação do Engenheiro Florestal, que possamos pelo menos plantar de 10 à 15 na Ilha do Governador e pelo menos mais 3 no Corredor Esportivo, e que outras possam ser colacadas em outros pontos a serem definidos pela CEDAE.
O Baobá é uma árvore de origem Africana, belíssima e para muitos povos uma árvore sagrada, chega a viver 1000 anos e existem poucos lugares no Rio de Janeiro, e foi eternizado no célebre clássico de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe.
Essa ação que realizamos, realmente é diferenciada, e contou com a participação de muitas crianças, esperamos que possa realmente dar resultado.
São com pequenas ações voluntárias, que conseguimos dar bons exemplos e contribuir para a melhoria da nossa sociedade.
WAGNER VICTER
Engenheiro, Administrador e morador da Ilha do Governador