
A Subprefeitura das Ilhas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), vem intensificando as operações de reboque na Ilha do Governador. Apenas em 2025, até o dia 18 de agosto, já foram 266 veículos removidos das ruas da região, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, da segurança e da ordenação do espaço público.
Em toda a cidade, a SEOP, por meio da Coordenadoria de Estacionamentos e Reboques (CFER), já promoveu 8.209 remoções de veículos em 2025. A ação faz parte do esforço contínuo da Prefeitura do Rio para garantir mais fluidez no trânsito, coibir o abandono de carros em vias públicas e combater o uso irregular do espaço urbano.
O cidadão pode solicitar a retirada de veículos abandonados pelo canal 1746. Após o registro, é concedido um prazo de 15 dias para que o proprietário faça a remoção voluntária do veículo. Caso contrário, a Prefeitura realiza o reboque.
É importante destacar que veículos com suspeita de ligação com atividades criminosas, identificados antes da remoção ou no momento da entrada no pátio municipal (quando há registro de restrição), são imediatamente encaminhados para o Pátio Legal, sob gestão do Estado. Já automóveis sem identificação (sem placa ou chassi), carbonizados, cortados ou em partes são recolhidos pela Comlurb, de acordo com os protocolos estabelecidos.
Segundo o subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, as operações vêm sendo fundamentais para a região:
“O reboque de veículos abandonados é uma medida que devolve a sensação de ordem e segurança para os moradores, além de organizar o espaço público. Temos tornado rotineiras essas operações com a SEOP com o intuito de manter a Ilha do Governador mais organizada”, disse.