Operação destrói chiqueiros ilegais e recolhe porcos em Tubiacanga
Uma operação dos Agentes da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e da Secretaria estadual do Ambiente ocasionou a apreensão de 15 porcos em Tubiacanga. Os chiqueiros, destruídos na operação com a ajuda de uma retroescavadeira e de caminhões, ficavam próximos à cabeceira da pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Os chiqueiros construídos às margens da Baía de Guanabara constituíam crime ambiental porque eram ocupações irregulares em uma área protegida(APP). A criação era feita sem qualquer cuidado e as fezes dos animais eram despejadas nas águas da baía. Alguns porcos eram abatidos no local, o que atraía uma quantidade muito grande de urubus, que comprometiam os pousos e decolagens no aeroporto, além de serem um risco diário de acidentes.
Segundo a Secretaria do Ambiente os porcos recolhidos foram levados para um curral em Itambi, onde serão examinados e se estiverem em boas condições de saúde, serão abatidos para consumo. Os proprietários dos chiqueiros e do terreno serão indiciados por crime ambiental.