O que você precisa saber sobre o surto de gripe H3N2
Queridos insulanos, estamos vivendo um surto de gripe! Em detrimento disso, tomamos a iniciativa de trazer algumas informações valiosas de como manejar essa situação! A gripe é uma infecção respiratória viral provocada pelo vírus da Influenza e a cepa do surto atual é a H3N2.
Os sintomas principais são febre, dor no corpo, dor de garganta e sintomas respiratórios como: coriza, congestão nasal, tosse e espirros. Nos casos leves, assim como outras infecções virais, elas se resolvem espontaneamente de 07 a 10 dias, podendo a febre e a dor no corpo persistir nos primeiros 4 dias. Continua sendo necessário, tendo os sintomas, buscar a clínica de saúde da família para fazer o teste para Covid-19. Está indicado procurar atendimento na emergência (UPA Pediátrica) quando o paciente apresenta sinais de alarme: esforço respiratório, desidratação, desorientação, vômitos incoerciveis, queda da saturação vista por um oximetro com selo do Inmetro ou dor abdominal que não melhora com analgésico comum. Nos quadros leves a evolução é benigna e o tratamento é domiciliar com antitérmico, repouso e aumento da ingestão de líquidos. Evitar a UPA em condições onde não tem indicação de emergência é muito importante para o controle da disseminação do vírus, que acontece principalmente em ambiente hospitalar.
Lembrem-se de usar máscara sempre, lavar bem as mãos e evitar aglomerações no limite das suas possibilidades. A equipe da UPA Pediátrica da Ilha deseja a todos ótimas festas! Com otimismo e boa vontade superamos todas as crises. E não se esqueçam : “toda doença do corpo é um processo de cura para alma!”
Dr. Thales Machado – CRM 52.0111197-3
Pediatra UPA Ilha