Desenvolvimento e Sustentabilidade

O Moneró volta a ser Moneró

Rua Franco Job, no Moneró

Recentemente, quando a Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ, esteve na Ilha do Governador, fiz uma reclamação que era um problema histórico que afetava todos os moradores do Moneró.

No passado, alguém da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos (ECT), de maneira inadvertida, o que reflete inclusive em aplicativos, colocou todas as ruas do Moneró, como pertencentes do Bairro Portuguesa. Ou seja, o CEP das ruas no Moneró, inclusive a que moro como a Rua Franco Job e outras como Princesa, Bardana, Domingos Segreto, Aristarco Ramos aparecia indevidamente o bairro como sendo Portuguesa, e na realidade eram Moneró, que sempre foi um bairro distinto, com suas características próprias.

Para solicitar a correção, fui ao local onde a Van estava estacionada e formalizei a reclamação a Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ, que levou ao ECT a minha reclamação e a excelente notícia é que a empresa atendeu e me mandou a carta abaixo comunicando que desde essa semana de setembro às ruas do Moneró, o que pode ser consultado, voltaram a ter o CEP como sendo o Bairro Moneró e não bairro Portuguesa e até no mapa o Moneró volta a surgir.

Essa correção é importante, pois como disse, além das questões para aplicativos, os endereços e seus bairros associados por CEP servem para uma questão de cálculos de dados socioeconômicos como o IDH, e nessa estávamos juntos com a Portuguesa sempre lembrando que o Moneró junto com o Jardim Guanabara éramos um dos maiores no bairro, sempre lembrando que o Moneró que é margeado pelo Corredor Esportivo é um dos mais agradáveis do Rio de Janeiro. Destaco que pelo que levantei o único logradouro que ainda não acertado como Moneró é Avenida dos Magistérios, onde fica o Corredor Esportivo, já que outros logradouros como a Estrada do Dendê, no trecho que corta o Moneró, o bairro foi corrigido.

Esse ato simples que fiz como cidadão e morador que acredito que incomodava outros que moravam no Moneró, e demonstra claramente que reclamar adianta e é muito importante exercer a cidadania.

Mando abaixo a carta enviada pela Comissão de Defesa do Consumidor da ALERJ, através do seu Presidente, Deputado Estadual Fábio Silva aos Correios (ECT) e a sua resposta, enviada confirmando o atendimento ao pleito que fiz e que inclusive, já pode ser consultado no site do correio e alguns aplicativos de outros serviços já acertaram, pois migram automaticamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo