Ilha do Governador

“O Mistério da Vida” será o enredo da União da Ilha para o carnaval 2011

A União da Ilha do Governador apresentou na última sexta-feira, durante uma grande festa em sua quadra, em comemoração ao dia de São Jorge, o enredo para 2011, inspirado nas teorias do naturalista Charles Darwin: “O Mistério da Vida”. Durante o evento, que teve início no começo da manhã com uma missa, e terminou no começo da madrugada, com uma apresentação da bateria da agremiação, acompanhada do intérprete oficial, novo casal de mestre-sala e porta-bandeira e show das passistas, foi apresentado pelo carnavalesco Alex de Souza um vídeo informativo sobre o enredo, e entregue a sinopse aos compositores.

NOTA DO CARNAVALESCO ALEX DE SOUZA:
O meio científico ainda comemora os 150 anos da primeira publicação do livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, livro este que causou uma verdadeira revolução no mundo com a Teoria da evolução. A aventura vivida pelo naturalista inglês Charles Darwin à bordo do H.M.S. Beagle, o navio britânico, que em aproximadamente cinco anos, deu a volta ao mundo e que tinha a missão de mapear a América do Sul, onde aportaram nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. E que nas Ilhas Galápagos, no Equador, desperta o jovem cientista para a elaboração de suas futuras teorias. Esta expedição científica será revivida pela escola de samba União da Ilha do Governador, exatamente pelo espírito de aventura presente em tantos dos seus carnavais. O enredo mostrará muito mais que uma viagem de navio, viajará através da história da origem da vida, a evolução das espécies, por meio da SELEÇÃO NATURAL. Seguindo a sequência do diagrama desenhado por Darwin, um dos pais da biologia moderna e da consciência ecológica, que mostra como grupos descenderam de outros, numa ramificação que ele compara a uma ÁRVORE DA VIDA.

Em sua teoria, o homem perde o status de grande senhor do mundo, como o superior a todos, mostrando que toda a vida está relacionada a um só ancestral. O grande recado é de que cabe a nós também uma maior responsabilidade quanto à preservação do planeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo