Morre Zé Luiz, um dos maiores ambientalistas da Ilha do Governador
José Luiz de Castro Ferreira, conhecido como o “Zé Luiz do Manguezal”, morreu nesta segunda-feira (4). Morador da Colônia Z-10 é reconhecido por ser um dos maiores responsáveis pela recuperação e manutenção do manguezal do Jequiá, onde fez o plantio de centenas mudas de árvores.
Segundo o jornal Ilha Notícias, ‘Ele estava internado no Hospital Evandro Freire desde julho após ter lesionado um ombro por conta de uma queda que sofreu enquanto caminhava pela Colônia Z-10. Zé Luiz precisou passar por uma cirurgia, mas nas últimas semanas o quadro de saúde piorou e não resistiu’.
Para o ex-presidente da CEDAE, o engenheiro Wagner Victer, Zé Luiz para o Meio Ambiente é uma santidade que merece servir de exemplo’.
– Com todo respeito a outros ambientalistas que respeito e a pessoa mais formidável que conheci com trabalhos voluntários para defesa do Meio Ambiente. Fazia um trabalho calado de plantio de manguezais e proteção de Caranguejos na Ilha. O conheci em 1999 criando um viveiro de mudas de manguezais na Ilha em parceria com a Shell o que era algo muito avançado a época!
Muitos anos atrás, com o amigo Octávio Guedes e Luciano Huck, tive a honra de entregar a ele o Prêmio Extra de Meio Ambiente em cerimônia no Jardim Botânico. A sua partida hoje de forma prematura e algo muito triste – comentou Victer.