Ilha do Governador

Moradores preparam protesto contra terminal pesqueiro na Ribeira

Moradores e integrantes do movimento “Terminal Pesqueiro na Ilha Não!”, farão um novo protesto contra a construção do terminal na Ribeira. O ato será realizado no próximo dia 13 de março, sábado, das 10 às 13 horas, na Estrada do Galeão, no trecho entre o chafariz, a Casa Show e o estacionamento do McDonalds.

Entre os futuros problemas, que poderão ocorrer com o terminal pesqueiro, os realizadores do movimento apontam a sobrecarga no trânsito da Estrada do Galeão e da Estrada Rio Jequiá, a desvalorização dos imóveis e possíveis pontos de prostituição.

Os integrantes também alertam que “uma resolução do Conama proíbe a manipulação de pescado em um raio de 20 quilômetros de algum aeroporto, pelo risco que oferece à navegação aérea, já que os peixes atraem bandos de aves”. O Aeroporto Tom Jobim está a menos de 20 quilômetros e os aviões sobrevoam a Ribeira em baixa altitude, quando da aproximação para a pista do Aeroporto Santos Dumont.

A decisão de implantar o Terminal Pesqueiro Público do Rio de Janeiro na Ribeira saiu por meio do Decreto de 19 de Novembro de 2007, quando o Governo Federal decidiu que o local mais apropriado seria na Ilha do Governador. O local, na Rua Pires da Mota, pertencia à BR Distribuidora e funcionava a antiga Marina com 11 galpões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo