Moradores da Vila Joaniza protestam após demolição de construções irregulares
Moradores da Vila Joaniza queimaram um ônibus na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, na tarde desta terça-feira. O ato de vandalismo aconteceu após a remoção de construções irregulares no local por parte da prefeitura. A principal via do bairro acabou sendo fechada, assim como a Estrada das Canárias, onde lixo e madeiras foram incendiadas. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) disse que a ação impede o surgimento de uma nova favela na região.
A Seop informou que a ação visa impedir o surgimento de uma nova favela na Vila Joaniza, onde foram derrubadas várias construções irregulares e até barricadas colocadas pelo tráfico de drogas da região. O local fica perto do Aeroporto Internacional Tom Jobim, porta de entrada de diversos turistas que vêm para a cidade para as Olimpíadas.
Policiais do 17º BPM (Ilha do Governador) acompanham a ação da Prefeitura, que continua em andamento. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o incêndio do ônibus interditou a Estrada do Galeão, provocando um enorme congestionamento para deixa a Ilha do Governador. Cerca de 40 minutos depois, a via foi parcialmente liberada. Bombeiros controlaram as chamas do veículo.