Ilha do GovernadorSaúde e Medicina

Meningite pode deixar sequelas e é altamente letal

A doença que matou o neto de Lula e já registra alguns casos de óbito no país, tem entre seus sintomas febre, mal-estar, dor de cabeça e rigidez no pescoço.

HIG 970×250

Nas últimas horas, um bebê de 9 meses morreu por meningite bacteriana. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. A criança estava internada na UTI do Hospital Poços de Caldas, mas não resistiu e morreu na madrugada desta terça(19/03)

A Doença Meningocócica é causada pelo meningococo. A infecção invasiva pode resultar em meningite, que é a infecção das meninges, além de ser altamente letal, pode provocar sequelas como surdez, retardo mental e convulsões, e até mesmo amputações de membros.

A transmissão da doença Meningocócica é feita por gotículas de saliva de indivíduos contaminados. É mais prevalente no inverno e no início da primavera. Os dois tipos de meningococo mais encontrados são os tipos B e C, sendo que o grupo A surge apenas em epidemias. Cerca de 1 em 10 crianças com menos de 1 ano de idade, que contraem a doença vão a óbito. A meningite B é responsável por cinco em cada dez casos de doença meningocócica.

SINTOMAS DA DOENÇA MENINGOCÓCICA

Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe, dor de cabeça, febre e náusea, com a progressão da doença aparecem outros sintomas como rigidez do pescoço, sensibilidade a luz, letargia e manchas na pele.

VACINA CONTRA DOENÇA MENINGOCÓCICA

Existem quatro tipos:
Vacina meningocócica polissacarídica para meningococos A e C – Tem memória imunológica de curta duração, por esse motivo, devem ser dadas doses de reforço a cada três anos. Pode ocorrer indução de tolerância imunológica, diminuindo a resposta do organismo ao entrar em contato com a bactéria. Não induz resposta em crianças pequenas e não oferece proteção de longo prazo, essa vacina não é indicada, só deve ser utilizada em situações de epidemias para o meningococo do tipo A.

Vacina meningocócica conjugada para meningococo C – Sua eficácia é a partir dos dois meses de idade e tem imunidade duradoura. Pode ser aplicada em qualquer idade, são três doses, com intervalos de um a dois meses. Indicada para todos que desejam proteção.
Vacina meningocócica ACWY CONJUGADA – É uma nova vacina que protege contra essa grave forma de meningite para quatro diferentes tipos o A, C, W e Y. Está indicada para crianças a partir de 1 ano de idade, adolescentes e adultos.

Vacina meningocócica B – A meningite B é responsável por cinco em cada dez casos de doença meningocócica. É mais frequente em crianças e adolescentes, extremamente grave e, como os sintomas são inespecíficos, o atraso no diagnóstico pode ser fatal. E a única forma de prevenção é uma nova vacina.A vacina contra meningite B é segura para pacientes a partir de 2 meses até 50 anos. Crianças com menos de 1 ano de idade, deverão tomar três doses, além de um reforço depois de um ano. Para crianças acima de 1 ano e adolescentes, a recomendação são duas doses, com intervalo de dois meses entre cada uma.

EFEITOS ADVERSOS DA VACINA CONTRA DOENÇA MENINGOCÓCICA

Os efeitos adversos mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, irritabilidade e febre. Nos adolescentes, são relatados cefaleia e mal-estar.

Onde encontrar:

Clínica Vaccinando

Estrada do Galeão, 2701, Loja H
Ilha do Governador – Portuguesa
CEP: 21931-387
Rio de Janeiro-RJ
21 3353-0976 ou 21 98133-249
contato@vaccinando.com.br www.vaccinando.com.br

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar