Cultura e Lazer

Lona Cultural Municipal Renato Russo

A Lona Cultural Renato Russo, instalada no Parque Manuel Bandeira, mais conhecido como Aterro do Cocotá, oferece serviços nas áreas de cultura, arte e lazer, como peças teatrais, shows, cursos, oficinas culturais, exposições, etc.

História da Lona
A luta por um espaço culural na Ilha do Governador, onde seus moradores tivessem a possibilidade de assistir a shows, ter acesso a peças de teatro e oficinas de arte, começou no final dos anos 90. Este sonho começou a ganhar força com a criação do Movimento Cultural Lona Renato Russo. Este movimento, criado por Marcelo Mendes, atual administrador da lona, contava com o apoio de bandas locais, artistas e várias entidades e empresas da Ilha.

Em 2004 houve a primeira votação popular para a escolha do nome da lona cultural. O nome de Renato Russo, antigo morador da Ilha, ficou com 65,4% da preferência.

Eventos culturais beneficentes aconteciam na Ilha neste período, de 2004 a 2006, colaborando para divulgação do movimento e ajudando a recolher alimentos em prol da Casa do Índio. Mas foi em 2007, quando a Ilha do Governador completava 440 anos, que a tão sonhada lona cultural se tornou realidade.

Em uma nova votação, o nome do cantor e líder da Banda Legião Urbana, recebeu 74% dos votos da população local. Em 24 de Setembro, de 2007, aconteceu a tão esperada inauguração da Lona Cultural Municipal Renato Russo, com o espetáculo “Renato Russo – A Peça”. O ator Bruce Gomlevsky, que interpreta Renato Russo, foi o primeiro de vários artistas a pisar nos palcos da lona.

Começou assim uma trajetória de sucesso. Desde sua inauguração, a Lona Renato Russo já recebeu artistas, como: Beto Guedes, Flavio Venturini, Elba Ramalho, Bebeto, Alcione, Leone, The Fevers, Isabela Taviani, Jery Adriane e Dado Villa-Lobos, guitarrista da banda Legião Urbana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo