Largo Beth Carvalho é entregue à população revitalizado, e estátua do Manequinho volta a funcionar
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, participaram da entrega das melhorias ao lado do presidente do Botafogo, Durcesio Mello.
– Beth Carvalho foi a pessoa que me fez gostar de samba. Minha mãe tinha vários LPS, eu tive a chance de contar isso para Beth. A gente tinha um sítio em Mendes, e era sempre aquele LP tocando. A Beth é um desses ícones da nossa cultura, é uma instituição carioca – disse Eduardo Paes.
A reurbanização do largo permitiu a implantação de rede de drenagem e caixas-ralo, colocação de meio-fio e piso intertravado e reposição de pedras portuguesas na calçada. Além disso, a estátua do Manequinho passou por limpeza e manutenção e voltou a fazer “xixi”, depois de cerca de seis anos. O projeto do largo é de autoria de Ricardo Macieira, curador e coordenador do Museu do Botafogo e ex-secretário de cultura do Rio.
Segundo Flávio Valle, a revitalização do Largo Beth Carvalho faz parte do projeto do museu do clube e vai valorizar o espaço, garantindo mais visibilidade para o palacete de General Severiano e para o Manequinho:
– Não só o Largo Beth Carvalho está sendo revitalizado hoje, mas nós temos um cenário de muita grandiosidade para o entorno dessa área. São diversos projetos de melhorias. O palacete é um dos dois últimos remanescentes da arquitetura neocolonial na cidade do Rio, e o Manequinho é tombado como Patrimônio Cultural da Cidade. Com a reurbanização, o Largo se transforma numa grande esplanada com perspectiva ampla do palacete. O Manequinho, também restaurado, voltou a fazer seu famoso xixi. O largo agora conta com uma grande calçada, com mosaico de piso intertravado nas cores do clube (preto, branco e cinza), novas jardineiras e piso em pedras portuguesas pretas. Tenho certeza que a torcida alvinegra está bem feliz.
Filha de Beth, a atriz Luana Carvalho participou da cerimônia em Botafogo:
– Fico muito feliz e honrada pelo fato de ser junto ao Botafogo o Largo Beth Carvalho. Porque era um amor de fato recíproco.