
Na noite de segunda-feira (15), o Festival Botecar revelou os vencedores de sua edição 2025 Com um petisco feito à mão, servido com carinho e aprovado nas mesas e nas ruas, o bar insulano ‘Lá na Rosi’ conquistou o coração carioca e levou o topo do pódio.
Rosiana Coelho apresentou o ‘arte na lata’ que reúne uma dupla de picolé de bacalhau com punhetinha de bacalhau, paio cozido no vinho tinto, azeitona preta e tremoços, servida em latas ressignificadas pelo artista local Rogério Fonseca.
Outro estabelecimento da Ilha do Governador figurou entre os primeiros colocados. A Petisqueira Martinho, sob o comando de Ursula e Marcio Martinho, produziu o polvo na toca, escondidinho de batata-baroa com noz moscada, recheio de polvo com pimentões coloridos, páprica defumada e pimenta-biquinho e conquistou o quarto lugar.
Os cinco primeiros colocados são da Zona Norte e todos com mulheres à frente do negócio:
- 1º Lá na Rosi – Ilha do Governador
- 2º Bar da Portuguesa – Ramos
- 3º Aconchego Carioca – Praça da Bandeira
- 4º Petisqueira Martinho – Ilha do Governador
- 4º Bar da Frente – Praça da Bandeira
O festival, que uniu o voto popular e de jurados especializados, contou com cerca de 40 bares com petiscos inéditos inspirados em artistas, artesãos e obras ligadas à identidade cultural carioca. A competição valoriza não só o sabor, como também o ambiente e o atendimento dos estabelecimentos, além de temperatura da bebida.



