Ilha do Governador

Jovem deportado da Noruega é amparado em projeto na Ilha do Governador

Thalisson (meio) ao lado dos realizadores do Futuro Rio - Foto: Bruno Bernardino
Thalison (meio) ao lado dos realizadores do Futuro Rio – Foto: Bruno Bernardino

O jovem Thalison Muniz, de 15 anos, chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (7), após ser deportado pela Noruega. O adolescente vivia com avó materna no país europeu desde 2014 mas após três audiências seu pedido de visto permanente foi negado e o jovem foi obrigado a deixar o país e voltar ao Brasil.

Órfão de mãe e com o pai desconhecido, Thalison seria obrigado a morar em um abrigo de Duque de Caxias se não fosse pela interferência do cônsul Snorre Holand, que apoia o Projeto Futuro Rio de Janeiro nos Bancários (Ilha do Governador). Snorre acompanhou a viagem do jovem ao Brasil, entrou com pedido de “guarda provisória” no Fórum de Caxias e o mesmo hoje se encontra aos cuidados do projeto, morando inclusive na casa de Jair Ferreira, que ao lado de Luciano Monteiro preside o projeto na comunidade do INPS.

Foto: Facebook
Thalison ao lado de sua avó na Noruega – Foto: Facebook

– Pelo que vi o governo da Noruega não acreditou na minha história e me deportaram sem ter certeza de onde eu seria abrigado – conta Tahlisson.

A avó do jovem, que é casada com um norueguês, não veio com o neto para o Brasil por não ter dinheiro para bancar passagem e estadia. Apesar de ela ter a guarda do menino, as autoridades da Noruega não autorizaram a permanência definitiva do garoto com a avó por ela não ter a cidadania do país. O marido da avó de Thalison já deu entrada no pedido de adoção, mas esta é uma das soluções mais demoradas para resolver o caso.

– O meu objetivo é retornar à Noruega, pois lá é minha casa e minha vó está lá. Deixei para trás amigos, namorada e escola – comenta o alegre jovem que também fez questão de ressaltar a hospitalidade dos funcionários do projeto.

O caso de Thalison está sendo noticiado em diversos veículos de comunicação da Noruega e de outros países do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo