Esportes na IlhaIlha do Governador

Insulano José Moraes integra a ‘Calçada da Fama’ na recém inaugurada Cidade das Artes Marciais

José Moraes (esquerda) ao lado do seu sobrinho Diego Moraes e de seu irmão Marcos Moraes

A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira, 12/8, a Cidade das Artes Marciais, na Barra da Tijuca. O local fica no Centro Metropolitano, idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa, e abriga um conjunto de 14 praças que serão batizadas com os nomes de grandes mestres (já falecidos) de diversas lutas marciais. O objetivo é que o local se transforme em um espaço para a prática de lutas e artes marciais.

Durante a solenidade, também foi lançada a primeira etapa da “Calçada da Fama”, que terá nomes escolhidos por uma curadoria. Entre os primeiros homenageados está o grão-mestre de jiu-jitsu José Moraes, muito conhecido na Ilha do Governador por ser comodoro do Iate Clube Jardim Guanabara. No esporte, José Moares, é considerado pela grande maioria dos lutadores como um dos maiores incentivadores do jiu-jitsu no Brasil.

HIG 970×250

Outros 66 nomes fazem parte da Calçada da Fama. Representando o Jiu-Jitsu, nomes da família Grace como Carlos, Helio, Carlson, Royce, Rickson, Rorion e Kyra (entre outros), e vários outros atletas como Fernando Pinduka, Amaury Bitetti e Murilo Bustamante.

No judô, nomes como Flávio Canto, Aurélio Miguel e o sensei Geraldo Bernardes foram homenageados.

Atletas renomados mundialmente no MMA também ganharam suas placas, como Anderson Silva, Fabrício Werdum, Junior Cigano, Amanda Nunes, Lyoto Machida, José Aldo, Minotauro, Vítor Belfort entre outros.

A calçada também conta com atletas do Boxe como Éder Jofre e Acelino “Popó”, da capoeira, da Luta-Livre, do Wrestling e do Muay-Thai.

A proposta é do vereador Arar, que também é faixa preta de jiu jitsu. A área onde será a Cidade das Artes Marciais foi construída e é mantida pela Carvalho Hosken em uma parceria público-privada com a Prefeitura do Rio. A Calçada da Fama terá curadoria do professor Fabrício Xavier, do Escola de Lutas; do comentarista do canal Combate, Marcelo Alonso; do colunista do jornal Extra e Rede TV, Fernando Osmar Portela Flores; do presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jucinei Gonçalves da Costa; e do fundador da Abadá-Capoeira, Mestre Camisa.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar