O Rio Innovation Week (RIW) 2025, a maior conferência global de tecnologia e inovação, começou nessa terça-feira (12) na Praça Mauá. A edição deste ano tem como tema “Um olhar através da ética” e contará com 40 palcos simultâneos, 2 mil startups e 300 expositores.
Entre os palestrantes está o morador da Ilha do Governador, Francisco Victer, que é doutorando e Mestre em Economia e Finanças pela FGV, Engenheiro de Produção pela UFRJ. Na tarde desta quarta-feira apresentou a palestra “Como o Rio de Janeiro Pode Garantir Energia, Estabilidade e Sustentabilidade”. Francisco retorna ao evento nesta quinta, dia 14, às 18 horas, com o tema “O uso de Baterias e DLR em Sistemas de Potência”.
Segundo o engenheiro o objetivo é levantar sensibilidades não apenas sobre os desafios do carioca, mas do fluminense, que precisa reconhecer tanto as virtudes quanto as fraquezas do nosso Estado perante o próprio desenvolvimento.
– Fico feliz de poder contribuir com esse debate em dois palcos — um sobre setor elétrico, onde falo de armazenamento e linhas de transmissão flexíveis — e outro sobre energia e desenvolvimento no Rio de Janeiro, que é um tema extremamente importante e que tenho poucas oportunidades de debater, já que costumo tratar de “Brasil” no trabalho – conta Francisco.
A feira de negócios prossegue até sexta-feira (15) com inúmeras atrações. Os ingressos são vendidos pelo site Sympla.