Ilha do Governador
Tendência

Ilha recebe evento do Circuito Urbano ONU-Habitat com Plantio de Mudas

No próximo sábado, 11 de outubro, a partir das 9 horas, o Corredor Esportivo do Moneró recebe um evento de voluntariado ambiental, resultante de uma seleção que o incluiu entre os eventos do “Circuito Urbano 2025” do ONU-Habitat. Denominado “Banda INCLUSOM de Crianças da Baía de Guanabara com Plantio de Mudas”, é uma ação conjunta de diversas entidades e empresas.

“A ação tem caráter de mobilização para o desenvolvimento da consciência ambiental e faz parte das ações de voluntariado que realizamos de forma rotineira em diversas regiões da Ilha do Governador que margeiam a Baía de Guanabara”, informou o Engenheiro Francisco Victer, Diretor Executivo do Grupo “Engenhando a Cidade”, uma das entidades coordenadoras do evento.

“Na ocasião, acontecerá uma apresentação da Orquestra de Percussão INCLUSOM, com instrumentos produzidos a partir do lixo retirado da Baía de Guanabara, por crianças do projeto orientado pelo Maestro Carlos Rufino, que ensaiam na comunidade costeira da Praia da Rosa. O projeto é desenvolvido em parceria da Associação de Mulheres da Ilha (AMUIG) com a RioGaleão”, destacou a Gestora Pública Carla Pereira, Vice-Presidente da AMUIG.

Anualmente, durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. Por isso, o mês é conhecido globalmente como “Outubro Urbano”. O período se inicia com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês e se encerra com o Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro. Em 2025, o Dia Mundial do Habitat terá como tema “Resposta a Crises Urbanas” e o Dia Mundial das Cidades, “Cidades inteligentes centradas nas pessoas”.

“Na ação, além da distribuição de mudas, serão plantadas árvores, prioritariamente ipês, em parceria com a Dimensional Engenharia, e também será realizada uma série de atividades lúdicas para crianças pelo Polo Cultural da Ilha e pelo Grupo Desbravadores e Aventureiros”, informou o Engenheiro Severino Virgínio, Diretor de Comunicação do Grupo “Engenhando a Cidade”.

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, a iniciativa já apoiou a realização de cerca de mil eventos.

“Será um evento gratuito, a céu aberto, às margens da Baía de Guanabara e, por ocasião dessa ação de voluntariado , também será comemorado o Dia das Crianças através de atividades lúdicas de caráter ambiental ”, destacou o Engenheiro Vinicius Benevides, Diretor da Dimensional Engenharia.

Além do Grupo ” Engenhando a Cidade “, AMUIG, Polo Cultural da Ilha, Grupo Desbravadores e Aventureiros e da empresas Dimensional Engenharia e RioGaleão, estão apoiando essa ação: a Subprefeitura das Ilhas, a Divisão Técnica de Energia do Clube de Engenharia, a Associação de Ciclistas da Ilha ( ACIG ) e o Grupo Tricolores da Ilha ( TDI ).

Para participar, basta acessar e receber o Certificado de Ação em Voluntariado após o evento basta acessar o link:
https://www.sympla.com.br/evento/banda-inclusom-de-criancas-da-baia-de-guanabara-e-plantio-de-mudas/3119579

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo