Guarda Municipal passa a utilizar automóvel para ações de patrulhamento preventivo em Paquetá

Neste mês de maio, as equipes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) que atuam na Ilha de Paquetá passaram a contar com uma viatura motorizada. É a primeira vez, desde a implantação da base da GM na região, em 1991, que haverá uma viatura motorizada fixa no local. Antes, carros ou motos da GM-Rio só eram utilizados em ações pontuais ou especiais. A ação é realizada em conjunto com reforço de agentes, que passaram por treinamento tático especial e atuarão exclusivamente na região.
A viatura vai dar mais visibilidade e mobilidade aos agentes, pois a base da GM-Rio fica distante do centro comercial, onde está o terminal de barcas, na Praça Pintor Pedro Bruno, e também vai ajudar a proporcionar maior sensação de segurança aos moradores e visitantes. Outro ponto importante é o emprego nas ações de orientação e monitoramento da circulação de veículos elétricos, como bicicletas elétricas e até os Eco Táxis (triciclos e quadriciclos elétricos), com foco na prevenção de atropelamentos, atendendo a uma demanda da população. Além disso, a viatura vai ajudar a atender uma função mais social, de transporte solidário para as pessoas com dificuldade de mobilidade, algum tipo de deficiência e os mais idosos.
O emprego da nova viatura vai reforçar o patrulhamento da região. Diariamente, quatro guardas municipais vão atuar nas ações preventivas de ordenamento urbano com apoio da viatura, totalizando reforço de 16 agentes na ilha. Além da viatura, os guardas seguirão realizando o patrulhamento com bicicletas na região. Paquetá, que também é conhecida como a terra da Moreninha, conta somente com alguns carros de serviço, como ambulância, de coleta de lixo, dos Bombeiros e da PM, além da nova viatura da GM-Rio.
A Guarda Municipal atua 24h na Ilha de Paquetá empregando um modelo de patrulhamento comunitário, inserido na vida local, dando apoio aos moradores e visitantes nas mais variadas situações, além de zelar pela segurança e pelo ordenamento urbano.
Fonte: Prefeitura do Rio