Guarda Municipal intensifica ações de ordenamento no aeroporto do Galeão
A Guarda Municipal do Rio atua com plano de contingência para intensificar ações de fiscalização e de ordenamento do trânsito e patrulhamento preventivo no entorno do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), que receberá grande parte dos voos do aeroporto Santos Dumont, entre os dias 24 de agosto a 21 de setembro, quando a pista principal será fechada para obras.
Neste período, o RIOgaleão estima receber mais 767 mil passageiros, um crescimento de 73% em sua movimentação. As ações da Guarda Municipal para auxiliar o público estão sendo realizadas pela Coordenadoria Regional Norte (CRN), pela Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) e pelo Grupamento de Apoio ao Turista (GAT).
Desde quarta-feira, dia 21, a coordenadoria já vem empregando, diariamente, efetivo de oito guardas municipais e duas viaturas em ações de ordenamento urbano e auxílio e orientação aos passageiros, no período das 8h às 22h, no aeroporto Tom Jobim. Já o GAT manterá o efetivo de guardas atuando normalmente nos dois aeroportos. O grupo especial conta com guardas bilíngues com treinamento específico para atender turistas nacionais e estrangeiros. Caso haja solicitação dos aeroportos, o efetivo poderá ser reforçado para atender a demanda.
No trânsito, as ações serão realizadas 24h contando com efetivo de 15 guardas municipais e apoio de uma viatura que fará rondas no local. O foco da atuação será na fiscalização do trânsito, visando a mobilidade e o ordenamento no entorno dos dois terminais; auxílio aos usuários do BRT; e monitoramento constante do Viaduto do Galeão, Avenida Brigadeiro Trompowski, viaduto de acesso à Avenida 20 de Janeiro e na Avenida 20 de Janeiro.
Equipes de trânsito permanecerão atuando no Santos Dumont, para manutenção do ordenamento e da mobilidade nos dois terminais e também para apoiar o embarque e desembarque dos ônibus que fazem o transporte entre os dois aeroportos.