Rio de Janeiro

Final de semana no Rio será de sol forte e muito calor

Os cariocas já estão sentindo os reflexos da nova onda de calor que assola algumas regiões do país. Embora o Rio de Janeiro não esteja na lista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) dos estados diretamente afetados pela onda de calor, a capital fluminense terá temperaturas acima dos 35°C, podendo beirar os 40°C no domingo (17/03), segundo informações do Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio.

O meteorologista Ricardo Souza explica que uma massa de ar seco e quente atuará sobre alguns estados do Brasil nos próximos dias, elevando as temperaturas máximas em cinco ou mais graus acima de suas médias. Quando essas elevações acontecem por, no mínimo, três dias consecutivos, considera-se tecnicamente uma onda de calor. Segundo o INMET, estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão afetados por esse fenômeno batizado de onda de calor.

Ainda de acordo com o meteorologista, essa mesma massa também influenciará o tempo na cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias, principalmente a partir de sexta-feira. “Os dias mais quentes ocorrerão entre sexta-feira e segunda-feira, com temperaturas acima de 35°C, podendo passar de 39°C no domingo. No entanto, tecnicamente não podemos chamar esse aumento de temperatura registrado no Rio como onda de calor”, conta Ricardo.

Segundo a previsão do órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, as temperaturas apresentarão elevação durante esses dias, com predomínio de céu com poucas nuvens e sem previsão de chuva neste período.

Fonte: Centro de Operações do Rio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo