Ex-ministro Moreira Franco é preso no Aeroporto do Galeão
O ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco foi preso pouco antes do meio dia desta quinta-feira (21) ao chegar ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão (Ilha do Governador). Ele era procurado pela Polícia Federal durante a manhã, em operação que rendeu a prisão do ex-presidente Michel Temer.
Moreira Franco chegava ao Rio após uma viagem a Brasília. O ex-ministro foi abordado por agentes numa alça de acesso ao aeroporto e, conforme esclareceu a Polícia Federal, o político não estava tentando fugir. Os policiais precisaram pegar um táxi para alcançar o carro de Moreira porque estavam longe da viatura no momento em que o ex-ministro chegou à cidade.
Segundo o delegado Rodrigo de Alves Souza houve a necessidade de requisitar um carro particular pois “o deslocamento dele na saída do aeroporto foi de forma muito rápida”.
O mandado de prisão preventiva – ou seja, sem prazo para liberdade – foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
As prisões fazem parte da operação Descontaminação. Foram oito mandados de prisão preventiva (sem prazo para liberação), dois de prisão temporária e 26 de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e no Distrito Federal.