Evento no Rio celebra a criação do Quilombo Educacional
Projeto busca criar, por meio de uma comunidade de práticas, promover a equidade racial na educação

O Instituto GUETTO, em parceria com Instituto Unibanco, te convida para o grande evento de encerramento do Quilombo Educacional, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, no próximo dia 14 de fevereiro, às 15h. Celebraremos juntos o momento mais esperado para quem se interessa pela luta por uma educação antirracista e equitativa no Brasil.
Será um grande evento com presença dos gestores educacionais de diversos Estados do Brasil, graças ao apoio do Instituto GOL. Além de estarem presentes nomes importantes da educação brasileira, como Reilma Celia Morais, gestora geral do Maranhão, Dilson Gonzaga Sampaio, gestor educacional de Sergipe e Victor Mata Verçosa, articulador de ensino de Alagoas, dentre outras personalidades.
“Enquanto Gestora preciso reconhecer o racismo presente na escola, discutir, refletir e combater conscientizando a todos. Preciso dialogar constantemente com a comunidade escolar para que não haja omissão de nenhuma situação. É preciso planejar ações, aulas, debates e estudos dirigidos junto aos professores para podermos garantir os estudos acerca do racismo em sala de aula”, declarou Reilma Celia Morais, gestora geral do Maranhão.
Victor Mata Verçosa, Articulador de Ensino em Alagoas, comenta que “Nossa experiência demonstra que, embora desafiadora, a construção de um protocolo antirracismo é um passo fundamental para transformar a educação em um instrumento de igualdade e respeito à herança e a contemporaneidade dos povos racializados em nosso estado.”
Dilson Gonzaga Sampaio, gestor educacional, complementa: “Enquanto gestor e conhecedor da importância da educação antirracista, não conseguiria sozinho implementar as diversas ações aqui relatadas. Conto com a colaboração da SEDUC-SE, DRE08, Instituto GUETTO, Professores, Professoras, Funcionários, Funcionárias e a Comunidade Escolar. Um Quilombo feito por vários braços e forças, que convergem na luta racial e na busca pela reparação de direitos.”
Durante 1 ano, estivemos reunidos com educadores desses três estados, para tratar sobre desigualdades que se manifestam por meio de taxas elevadas de evasão escolar, distorção idade-série, analfabetismo e analfabetismo funcional. Essa edição inaugural servirá como referência para a futura expansão do projeto para outros estados do Brasil.
O momento não é só uma celebração, mas um marco na luta por um ensino justo e inclusivo. O GUETTO, através do projeto Quilombo Educacional, reafirma o compromisso de apoiar educadores do Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Maranhão e todo Brasil, para fomentar comunidades de prática e promover um diálogo aberto sobre as desigualdades raciais na educação para que esses líderes possam replicar seus aprendizados em suas comunidades.
Os veículos que quiserem cobrir o evento podem se credenciar até o dia 13 de fevereiro, entrando em contato pelo telefone (21) 99174-8719 ou pelo e-mail instituto@guetto.org
Sobre o Instituto GUETTO
O GUETTO é uma instituição que, desde 2019, atua liderando projetos e parcerias bem-sucedidas no mercado corporativo nas áreas de empregabilidade, pesquisas, consultorias e treinamentos para ampliar o acesso à educação e a mobilidade de pessoas negras e indígenas. Para mais informações, @institutoguetto
Sobre o Quilombo Educacional
O Projeto Quilombo Educacional tem como missão formar, unir e apoiar líderes escolares comprometidos com a promoção da equidade racial e a erradicação do racismo na educação brasileira. Por meio da formação de uma comunidade de prática, buscamos criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e contínuo, onde gestores escolares possam compartilhar conhecimentos, experiências e estratégias para impulsionar mudanças significativas na realidade educacional do país, considerando suas próprias experiências e contextos locais. Como facilitador dessa comunidade, o Instituto Guetto se compromete a fornecer recursos, ferramentas e apoio necessários para que os participantes desenvolvam habilidades práticas, conscientização crítica e uma sólida mentalidade antirracista, refletidas em sua prática de gestão e no clima escolar.
Conheça Vitor Del Rey, presidente do Instituto Guetto
Vitor Del Rey é presidente do Instituto Guetto e fundador da Escola da Ponte para Pretxs. Realizou seu ensino fundamental e médio sempre em escolas públicas.
É Bacharel em Ciências Sociais pelo CPDOC/FGV e mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Alumni do MIT, MBA em Finanças de Impacto pela Universidad Torcuato Di Tella, Argentina, Alumni do PDC, na Fundação Dom Cabral e Alumni em ESG na Saint Paul.
Atualmente, ele também atua como Professor Convidado na Fundação Dom Cabral, além de ser pesquisador convidado na Harvard Graduate School of Design.