Esportes na Ilha

Etapa Praia da Guanabara atraiu cerca de 700 atletas às ruas da Freguesia

Etapa Praia da Guanabara atraiu cerca de 700 atletas a orla da Freguesia

O dia 29 de março marcou um domingo inesquecível para os moradores da Freguesia. Considerado por muitos um bairro esquecido a região recebeu a primeira etapa do Circuito Ilha Carioca de Corrida e Caminhada.

Toda a estrutura do evento foi montada na “Praça do Bananal”. No local está instalada a ‘Pedra da Onça’, cartão postal da Ilha do Governador mas que muitos moradores locais não conheciam.

– Conseguimos atrair turismo ao principal cartão postal da Ilha do Governador. O local era abandonado e muitos moradores tem receio de frequentar o local. Com o evento os insulanos tiveram incentivo de apreciar uma região muito bonita e importante no cenário carioca – comentaram Bruno Bernardino e Geísa Martins, organizadores do Circuito Ilha Carioca.

Cerca de 60% dos atletas vieram de outras cidades ou bairros do Rio.

– Dezoito cidades diferentes estiveram presentes através de seus atletas. Recebemos pessoas de Salvador, Belo Horizonte, Muriaé, Cachoeira, Volta Redonda, Cabo Frio e etc. Movimentamos o turismo na região e a repercussão foi muito boa entre eles. Os comentários foram positivos em relação à beleza do lugar, receptividade e aconchego. A grande maioria relatou que pretende voltar nas próximas etapas – contou a organização.

Etapa Praia da Guanabara atraiu cerca de 700 atletas a orla da Freguesia (2)O percurso da corrida e da caminhada passou pela Rua Comendador Bastos, Praça Calcutá e Avenida Paranapuã, quando os atletas entraram pela Rua Guiricema e Jordão de Oliveira chegando à orla da Freguesia. Neste momento eles subiram em direção à Praia do Barão fazendo retorno próximo ao estacionamento das Barcas. Seguiram novamente pela Praia do Barão passando pela Praia da Guanabara chegando à Pedra da Onça.

Segundo o subprefeito da Ilha, Nelsinho Miraldi, a Freguesia, após anos de abandono, voltou a ser admirada.

– Ver um evento desse tipo em um local que estava esquecido é muito bom. A subprefeitura da Ilha deu o pontapé inicial trazendo a revitalização da Praia da Guanabara, a qual era uma reivindicação de décadas dos moradores. Acredito que agora a Freguesia retomará o lugar de destaque que tanto merece – comentou Nelsinho.

A etapa contou com corrida de 5km e 10km e caminhada de 5km. Participaram atletas profissionais, amadores, idosos e crianças. Segundo a organização, apesar de alguns empecilhos, o saldo foi positivo.

– Tivemos problemas na distribuição de água aos atletas durante o percurso o que será resolvido para as próximas etapas. Alguns pequenos problemas de retenção de trânsito também foram identificados mas nada que comprometesse o evento. Pedimos a compreensão dos moradores locais por eventuais transtornos. A realização de um evento dessa natureza na região trará benefícios para comerciantes e moradores pois os olhares de empresas e poderes públicos passam a se voltar para o local. Acreditamos que passamos no teste. Ano que vem será muito mais organizado e contamos com a presença maciça dos moradores locais.

Etapa Praia da Guanabara atraiu cerca de 700 atletas a orla da Freguesia (3)A etapa premiou atletas por categorias masculinas e equipes. Nos 5km venceram Isabella Barros Lemos e Sandro Rodrigo Correa Dutra, equipe Vida Mais. Nos 10km venceram Hilda Gomes de Oliveira, equipe Com-Dor, e Paulo Cesar Costa Pereira, equipe Fuzileiros Navais/Poupex. A equipe Plataforma Adsumus levou troféu por ter mais atletas no evento e a Runner Muriaé, vindo de Minas Gerais, foi campeã geral por pontos.

O Circuito Ilha Carioca terá sua próxima etapa em junho na Ribeira. As outras etapas ocorrerão no Corredor Esportivo e na Praia da Bica.

O Circuito Ilha Carioca é promovido em parceria com a Subprefeitura da Ilha do Governador e conta com o apoio da Guarda Municipal, Cet-Rio e Cedae. Os patrocinadores são o Ilha Plaza Shopping, a Faculdade Estácio e o Colégio e Curso Progressão.

Fotos da Etapa Praia da Guanabara:
http://ilhacarioca.com.br/circuito-ilha-carioca-etapa-praia-da-guanabara-2015/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo