Estações da Transcarioca no Aeroporto do Galeão são abertas ao público
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, ganhou hoje (4) estação de corredor expresso de ônibus. O trecho concluído faz parte do projeto BRT Transcarioca, obra prevista para a Copa do Mundo de 2014. O bilhete pode ser comprado em um guichê no interior do aeroporto e custa R$ 3. Com 39 quilômetros de extensão, o corredor passará por 27 bairros e terá 47 estações.
Com a inauguração, a linha que liga o aeroporto à Barra da Tijuca, zona oeste, vai ser percorrida em cerca de 90 minutos. O passageiro poderá também dirigir-se para a Zona Sul ou para o centro da cidade pelo metrô, a partir da estação Vicente de Carvalho. O serviço vai das 5h às 23h e nesta primeira etapa o ônibus vai parar em apenas quatro estações: Galeão I, Galeão II, Vicente de Carvalho e Alvorada.
O secretário municipal de transporte, Alexandre Sansão, informou que no primeiro dia já deu para identificar ajustes a serem feitos no serviço. “Vamos antecipar a viagem em Vicente de Carvalho para melhor atender os funcionários do aeroporto [que precisam chegar mais cedo ao trabalho]. O BRT ainda está andando devagar por questão de segurança. Queremos que os usuários das vias, pedestres, demais motoristas e os próprios motoristas do BRT se acostumem com esse sistema”, explicou ele. “Ao longo do tempo, vamos ajustar os intervalos para que o tempo de viagem fique em 70 minutos”, disse o secretário.