Ilha do GovernadorRio de Janeiro

Escolas estaduais do Rio voltam às aulas presenciais

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Educação informou na manhã da última segunda-feira (26/07), que os representantes da rede estadual de ensino acompanharam o retorno do 2º semestre do ano letivo e a abertura de diversas unidades autorizadas a oferecer o ensino híbrido (presencial e remoto). Com capacidade reduzida para diminuir o risco de contaminação.

A ação confirmou o cumprimento de todos os protocolos sanitários necessários para a oferta do ensino presencial em todas as escolas da rede. Esse acompanhamento também reafirma o compromisso da Seeduc em preservar a segurança de estudantes, servidores e profissionais de apoio da rede estadual de ensino.
Na semana de 26 a 30 de julho, as escolas estaduais de 59 municípios fluminenses que estão autorizadas a oferecer aulas no modelo de ensino híbrido, poderão disponibilizar atividades pedagógicas presenciais. Caberá aos responsáveis ou alunos maiores de idade, a opção pelo retorno presencial ou a permanência somente no ensino remoto.
As unidades dos demais 33 municípios permanecerão com ensino exclusivamente on-line e funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.

A partir desse semestre, os estudantes que optarem pelo ensino remoto, vão poder fazer uso da metodologia “storytelling”, proposta inovadora criada para o Applique-se que vai oferecer conteúdos pedagógicos com uma narrativa diferenciada nos componentes curriculares da Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos vão poder aprender os conceitos básicos dos componentes curriculares por meio de contação de histórias, de gameficação e de jogos interativos em complemento ao material escrito e aos podcasts.

Os estudantes também podem acompanhar o conteúdo por meio de material impresso disponibilizado pelas unidades escolares, além da utilização do livro didático.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo