Empresas de transporte do Rio se unem para incentivar doação de sangue
A campanha, batizada de Rota Solidária, faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada no Dia Mundial do Doador de Sangue, 14/06.
Para ajudar no reforço aos estoques de sangue do Hemorio, as empresas do setor de mobilidade se uniram em uma parceria inédita, viabilizando a integração entre os doadores e o Instituto. A campanha, batizada de Rota Solidária, faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada no Dia Mundial do Doador de Sangue, 14/06.
Integram a iniciativa as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99. Juntas, as empresas disponibilizaram para a campanha 6.350 gratuidades.
“Estamos chamando a atenção da população para a importância da doação de sangue e, por isso estamos levando o serviço para perto da população. Nem todos podem ir ao Centro do Rio e essa iniciativa facilitará esse ato tão importante que salva vidas”, esclarece o secretário de estado de Saúde, D. Luizinho.
Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem.
Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto. Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados.
A iniciativa também tem apoio da Rodoviária do Rio e do Riogaleão, que vão usar seus espaços para chamar a atenção dos visitantes que chegam à cidade.
A expectativa da campanha é reforçar os estoques atendendo mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro vidas.
Outras ações também estão previstas durante o mês, entre elas, o sorteio de ingressos para festas e a distribuição de brindes aos doadores.
“Esta é a primeira vez que uma parceria entre os modais é realizada no país. Todas as maiores concessionárias de mobilidade juntas por uma boa causa. A Rota Solidária tem tudo para se tornar uma ação tradicional, já que tem a cara do morador do Rio, sempre disposto a ajudar o outro. Além disso, quem sabe conseguimos inspirar outras iniciativas do gênero Brasil afora?”, incentivou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Mulheres fortalecem o banco de sangue do Hemorio
Mulher empoderada de verdade doa sangue! Com essa proposta, o Programa Empoderadas, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, também participará de ação na próxima quarta-feira, 14, do Dia Mundial do Doador de Sangue. A doação em massa acontecerá no Hemorio, no centro da cidade, a partir das 7h. A expectativa é que cerca de 100 colaboradoras doem e, desta forma, ajudem nas reservas do banco de sangue da instituição.
O Empoderadas
O Empoderadas atua na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento psicossocial por meio de uma equipe interdisciplinar e atende, atualmente, três mil pessoas. Os nove polos do programa são instalações permanentes do Estado, que fornecem informações sobre os diferentes tipos de violência, programas de treinamento, cursos profissionalizantes e uma rede de apoio composta por advogadas, psicólogas e assistentes sociais para melhor atender às mulheres assistidas.
Metas
De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo o país, são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do Estado do Rio.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.
Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac). Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.