Carnaval

Em desfile irreverente, União da Ilha questionou a beleza na Sapucaí

Em desfile irreverente Uniao da Ilha questionou a beleza na Sapucai

A União da Ilha, com o enredo Beleza Pura?, foi a quarta escola a desfilar no Sambódromo já na madrugada de hoje (17). Este ano, a escola da Ilha do Governador, resolveu fazer uma crítica com muito humor sobre o culto ao corpo. O carnavalesco Alex de Souza desenvolveu o enredo destacando a questão da estética nas pinturas e esculturas e até o fenômeno das selfies.

A atriz Cacau Protásio veio na comissão de frente. Ela, que encarnou a personagem Branca de Neve das histórias infantis, considerou importante poder apresentar uma Branca de Neve fora dos padrões mostrados nos livros.

“Hoje em dia o mundo tem que mudar, porque não existe só mulher magra. É gorda, é baixa, é alta, é magra, é ruiva é cadeirante. É todo tipo de mulher, e a beleza realmente está no interior. Acho também que existem Brancas de Neve, Barbies e Cinderelas, pretas, brancas, gordas e altas, e estou muito feliz”, disse a atriz.

Cacau ressaltou que foi a primeira vez que ela desfilou na comissão de frente de uma escola de samba. “Foi maravilhoso. O público levantou. Os jurados aplaudiram a nossa comissão de pé”.

Ao fim do desfile, vários componentes da escola, empolgados com a apresentação, não queriam sair da Praça da Apoteose e, quando a bateria chegou ao local, a festa ficou completa. O público nas arquibancadas populares vibraram cantando o samba-enredo e, aos gritos, disseram: “é campeã”.

Paulo Amargoso, presidente de honra da União da Ilha, é também um dos fundadores da escola. Aos 91 anos, ele passou na avenida sentado em um banco no último carro da escola junto com a Velha Guarda da Ilha. Deixou o carro, na dispersão, sorrindo ao lado de duas netas. Na avaliação dele, a agremiação fez um excelente desfile e com muita descontração. “Saio com muita satisfação. A Ilha sempre foi assim. Acho que tem condições de ganhar”, analisou.

* Texto: Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo