Em cinco dias, já foram removidas 203 toneladas de resíduos nas praias da Ilha do Governador
As praias insulanas receberam uma quantidade enorme de lixo na última semana
A última semana trouxe um cenário de praias muito sujas na Ilha do Governador. Praia da Bica, Engenhoca e, principalmente a Guanabara na Freguesia, receberam uma quantidade enorme de lixo trazido pelas marés que assustou até os moradores locais.
Segundo a Prefeitura do Rio a Comlurb intensificou a limpeza na região, mantendo rotinas efetivas e regulares em todas as praias, incluindo a Praia da Guanabara, a mais atingida. Desde quinta-feira (13/1), 126 garis realizaram o serviço de remoção, com apoio de trator, pá mecânica e caminhão basculante. Nesta segunda-feira (17/1), 42 garis trabalharam na região.
A Comlurb informou que em cinco dias, já foram removidas 203 toneladas de resíduos, principalmente materiais plásticos descartáveis, madeira e pedaços de galhos. Somente nesta segunda-feira foram 75 toneladas.
O lixo de maré chega às areias das praias com mais intensidade após períodos chuvosos, e como resultado do descarte irregular nos rios, encostas e canais, inclusive em outros municípios. A Comlurb alerta a população para a importância de não serem descartados resíduos nesses locais porque eles vão para o mar e acabam chegando nas areias das praias.