CuriosidadesIlha do Governador

Dia mundial do chocolate é celebrado em 7 de julho

A produção de 250 mil toneladas de cacau não cobre a demanda do país.

Você já ouviu falar no dia do chocolate? Pois bem, hoje, 7 de julho é comemorado o dia deste verdadeiro “alimento dos deuses”. Reconhecido por liberar duas substâncias, serotonina e endorfina, que atuam diretamente no cérebro que proporcionam as sensações de prazer, alegria e bem-estar.

Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo), traz vários efeitos benéficos para a saúde, como por exemplo: Alivia o estresse, combate a ansiedade e depressão, ajuda no raciocínio e melhora o humor.

Pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) e pelo Instituto Kantar, concluiu que mais de 80% dos lares brasileiros consomem chocolate. O que torna o Brasil o 5º maior consumidor do alimento, o que resultou em um faturamento de 2,4% a mais em comparação ao ano anterior, representando um montante superior a R$ 11 bilhões, valor estipulado pelo consumo doméstico.

O estudo mostrou que a maior parte das compras continuam a ser feitas por meio do canal de autosserviço, que apresentou um aumentou de 7% em 2020, devido ao cenário pandêmico e consequentemente as restrições.

Com estimativas de produção anual de 250 mil toneladas, o Brasil está em 7º colocado no ranking dos maiores produtores de cacau do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No qual já chegou a liderar essa lista. Dados apontam que o país tem capacidade de produzir 275 mil toneladas de cacau. O que nos torna o maior exportador para países como: Argentina, Estados Unidos, Chile, Uruguai e França.

No Brasil, só pode ser considerado chocolate, quando a fórmula possui 25% de sólidos totais de cacau.

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo