Ilha do Governador

Dia Mundial do AVC alerta para os riscos da doença

Nesta sexta-feira, 29 de outubro, é celebrado o dia mundial da conscientização do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes que afetam 70 mil brasileiros por ano, segundo a Organização Mundial de AVC.

O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Existem dois tipos de acidente vascular cerebral. O AVC hemorrágico, que é mais agressivo e se dá quando um vaso sanguíneo ou artéria se rompe, causando vazamento do sangue.

Já o AVC isquêmico pode ocorrer quando há um entupimento do vaso sanguíneo por acúmulo de placas de gordura em suas paredes ou por um coágulo entupir o vaso e impedir o fluxo de sangue.

No caso do tratamento do AVC Isquêmico que é o mais comum, de acordo com o protocolo de atendimento a janela terapêutica de 4h30min permite mudar a história da doença. Por isso é importantíssimo quando sentir os primeiros sintomas, o paciente procure o hospital.

O Dr. Camilo, neurocirurgião do HIG, explica – O tratamento do AVC Isquêmico e Hemorrágico, são completamente diferentes e o equipamento de tomografia de crânio e angiógrafo são fundamentais para auxiliar no diagnóstico precoce e o HIG possui essa estrutura –

Os casos de AVC poderiam ser evitados através de mudanças nos hábitos de vida, como: controle da hipertensão, tratamento do diabete, redução do colesterol e peso, prática regular de atividade física, não fumar, entre outros. Além disso, é importante manter um acompanhamento médico e realizar exames regularmente.

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo