Ilha do GovernadorRio de Janeiro

Dezembro Vermelho: entenda mais sobre a doença da Aids e como realizar o teste

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), denomina-se como o conjunto de sintomas e infecções resultantes dos danos causados no sistema imunológico pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A campanha Dezembro Vermelho de 2021 tem como lema “diga não ao preconceito. Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada.”

O mês é dedicado à luta contra o vírus HIV, mas também contra todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A orientação é prevenir-se sempre usando camisinha feminina e masculina. O termo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), foi substituído pelo IST, já que é possível ter e transmitir uma infecção, sem apresentar sinais da doença.

A boa notícia é que hoje os testes se modernizaram e o resultado fica pronto em até 30 minutos. O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece esses testes gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Muitas vezes, por medo e preconceito, as pessoas não procuram as unidades de saúde para fazer o teste de detecção da doença. Hoje em dia, é possível ter qualidade de vida vivendo com o HIV. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle da doença.

Ninguém morre de Aids, morre pelas complicações geradas pelas doenças oportunistas. Os medicamentos, mais conhecidos como “coquetel”, impedem que o vírus se replique dentro das células, evitando assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo