Detran lança nova carteira de identidade no Rio de Janeiro
Nova carteira de identidade do Rio vai incluir números de outros documentos, além de tipo sanguíneo e nome social
O Rio de Janeiro será o quarto estado Brasileiro a adotar o novo modelo de carteira de identidade nesta sexta-feira ( 5 ) .
O Novo documento vai reunir números dos documentos mais importantes como , CNH (Carteira Nacional de Habilitação) , DNI (Documento Nacional de Identificação), NIS (Número de Integração Social), Cartão Nacional de Saúde, título de eleitor, identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizado, carteira de trabalho , certificado militar , além do tipo sanguíneo e fator RH. O documento poderá incluir o nome social com validade em todo o território nacional, além de ter ícones para deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais.
A primeira via será gratuita, como já ocorre com a carteira atual. As carteiras antigas continuam válidas, mas quem pedir o novo modelo terá que pagar a taxa de emissão da segunda via, no valor de R$ 38,58.
O novo documento não terá data de validade, à exceção do concedido a menores de 16 anos e filhos de brasileiros nascidos no exterior que não possuam o registro consular porque precisam optar pela cidadania brasileira quando completam 18 anos.
No ano passado , foi sancionada a Lei 13.444/2017, de autoria do então Deputado Federal do Rio de Janeiro , Júlio Lopes que institui a Identificação Civil Nacional (ICN), cadastro único criado com o objetivo de dificultar fraudes e facilitar a vida dos cidadãos Brasileiros .