Degase promove oportunidade para conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Uma parceria firmada entre o Departamento Geral de Ações Socioeducativas e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vai oferecer a comunidade socioeducativa a possibilidade de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.
Trata-se do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), onde escolas da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro são destinadas a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e desejam concluir seus estudos. Durante muito tempo, os estudos foram conhecidos como Centros de Estudos Supletivos (CES).
O Ceja, visa suprir a defasagem escolar, destinando-se ao segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), nesse caso, voltado àqueles que completaram 15 anos. Já o Ensino Médio, é destinado a quem possui no mínimo,18 anos.
— A oportunidade está aberta primeiramente para os socioeducandos em medida de semiliberdade e liberdade assistida; egressos do sistema; familiares desses jovens bem como dos que cumprem medida de internação; prestadores de serviços terceirizados do Departamento; e seus respectivos familiares e dos servidores — explica o diretor-geral do Degase, Victor Poubel.
Faz parte da estrutura do programa um ambiente virtual de aprendizado, onde é disponibilizado através de um site da internet apoio integral ao processo de aprendizagem. São diversos tipos de material didático como vídeos, animações, textos, listas de exercício, exercícios interativos, simuladores entre outras ferramentas para auxiliar nos estudos.
— Dar continuidade aos estudos e projetos de vida é essencial para todos. Entendemos como é necessário trazer programas para transformar vidas e oferecer novas oportunidades de reescrever a trajetória através da educação — disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.
Matrículas:
Os locais de matrículas estarão disponíveis, até a próxima quinta-feira (11), da seguinte forma: socioeducandos e egressos deverão se inscrever pela Coordenação de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Cecel). Já os demais interessados deverão se inscrever na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE), ambos na Ilha do Governador. No momento não será necessário levar documentação, posteriormente deverá ser entregue documentos comprobatórios.