Ilha do Governador

Degase inaugura mais uma biblioteca em unidade da Ilha do Governador

Espaço oferece diversas atividades pedagógicas e atende exclusivamente às adolescentes do sexo feminino que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no Criaad Galeão

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas, vinculado à Secretaria de Educação do Estado (Seeduc), inaugurou mais uma biblioteca dentro de uma unidade socioeducativa da Ilha do Governador. Trata-se da biblioteca do recém-inaugurado Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Galeão, destinado a atender exclusivamente jovens do sexo feminino em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade.

Toda a sistematização e organização do acervo foram realizadas por meio da coordenação de bibliotecas socioeducativas do Degase, cuja responsável é a bibliotecária Viviane Pinto. A nova biblioteca beneficiará todas as adolescentes que cumprirem medida socioeducativa no local e disponibiliza publicações de diversas temáticas, além de gibis e títulos voltados para temas de gênero, feminismo, literatura afrodescendente e literatura de periferia.

HIG 970×250

– Com estes espaços e a utilização contínua deles, incorporados às atividades das unidades, o Degase vem avançando e aumentando cada vez mais o público leitor entre os socioeducandos e alavancando novos projetos. Essa é uma conquista para todos nós, porque quando a educação acontece, toda a sociedade é beneficiada – afirma o secretário estadual de Educação do RJ, Alexandre Valle.

O espaço oferecerá serviços como empréstimo de livros, atividades de incentivo à leitura e conta ainda com smart tv, jogos de tabuleiro e ar condicionado. Segundo a diretora da unidade, Deralcimere Barreto, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do Criaad prevê encontros semanais na biblioteca. A ideia é trabalhar, além da mediação de leitura, atividades de reforço escolar para apoiar o processo de aprendizagem, realizar mini saraus a cada três meses e uma sessão de cinema a cada 15 dias, para abordar diversos temas a partir do lúdico e do universo cinematográfico.

– Vamos estimular a leitura e incentivar o processo de ressocialização com o apoio de jogos, trabalhar a linguagem poética com os saraus e encorar a convivência que é fundamental para o processo socioeducativo – explicou a diretora.

Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, o investimento na estrutura do Degase, tanto com a abertura de novas unidades quanto de bibliotecas e espaços destinados às práticas pedagógicas, tem sido essencial para alcançar resultados que mantém a instituição como referência no sistema socioeducativo.

– A inauguração de uma biblioteca é motivo de grande comemoração para o Departamento, porque é impossível pensar em socioeducação e não incluir o acesso aos livros e atividades que estimulem o aprendizado e a ampliação do conhecimento. É isso que torna o jovem capaz de imaginar e construir novas possibilidades para sua vida – comemorou o diretor-geral.

Próximas bibliotecas

As próximas unidades socioeducativas que terão suas bibliotecas inauguradas serão os Criaads Bonsucesso, Barra Mansa e Volta Redonda, com previsão de abertura ainda nos meses de junho e julho. Tanto as bibliotecas quanto as salas de leitura socioeducativas, além de sistema organizacional e serviços como empréstimos de livros, também oferecem continuamente oficinas para socioeducandos e atividades de incentivo à escrita e leitura, ministradas tanto pelas bibliotecárias do órgão, quanto por servidores ou por meio de voluntários e instituições parceiras.

Para os interessados em contribuir com a iniciativa, o Departamento aceita, continuamente, doações de livros para as bibliotecas das unidades, especialmente gibis, HQs, livros infanto-juvenis e de temáticas atuais (exceto livros didáticos ou com conteúdo violento) em bom estado. Para saber mais entre em contato pelo e-mail biblioteca@novodegase.rj.gov.br

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar