Ilha do Governador

Degase forma jovens em cursos na área da Beleza

Foto: Degase / Divulgação

O Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), realizou nesta terça-feira (14/9), a formatura de sete socioeducandas no curso “Noções Básicas de Trancista Afro”, e de mais cinco adolescentes no curso “Noções básicas de Manicure e Pedicure”. O evento aconteceu no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE PACGC), unidade feminina de internação e internação provisória localizada na Ilha do Governador.

Os cursos, que tiveram carga horária total de 12 horas cada, contaram com aulas teóricas e práticas realizadas no Salão Escola CENSE PACGC, espaço inaugurado este ano e que dispõe de infraestrutura especial com equipamentos profissionais.

HIG 970×250

As formações foram ministradas por profissionais da área de beleza, vinculados de forma voluntária à Divisão de Profissionalização (DIPRO) da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL) do Degase.

A assistente da Dipro, Raissa Ferreira, explicou como foi o andamento do curso.

– A capacitação foi estruturada em 6 aulas de 2h cada, que ocorreram no contraturno escolar das adolescentes. Os encontros abordaram conteúdos sobre o ramo da beleza, possibilidades de empregabilidade e crescimento profissional, além de práticas sobre técnicas de tintura e mechas, hidratação, escovação e prancha – pontuou Rayssa.

Para a professora de manicure e pedicuro, Monique Trindade, as aulas vão além de ensinar técnicas da profissão.

– Além do curso básico de manicure e pedicure, com corte de unha, cutilagem, esmaltagem e limpeza, ensinamos também a forma correta de se portar em um ambiente de trabalho, atender o seu público corretamente e aspectos de segurança do trabalho para evitar problemas de saúde que encaramos nessa profissão, como lesões na coluna – reforçou a professora.

A jovem J.S.R. exaltou as aulas e as professoras do curso.

– Estou muito feliz de ter concluído estes 2 cursos. Com certeza irá abrir muitas portas para mim no futuro. Agradeço demais pelas professoras maravilhosas que tivemos – exaltou a socioeducanda.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, ressaltou que esta ação é mais uma ferramenta de reinserção social, autonomia e geração de renda.

– Nós temos a possibilidade de construir uma nova realidade para jovens que atendemos. Estamos vendo uma mudança de paradigmas com o desenvolvimento e oportunidades para todos – disse o diretor-geral.

O Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, também comentou sobre a importância das formações profissionais como inclusão no processo de ressocialização dos jovens.

– Entendemos como é necessário trazer programas para transformar vidas e oferecer novas oportunidades de reescrever a trajetória através da educação — finalizou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar