Ilha do Governador

Degase celebra contratação de mais 20 jovens pelo programa Jovem Aprendiz

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado, vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), celebra na próxima quarta-feira (27), a admissão de mais 20 socioeducandos no Programa Jovem Aprendiz, consagrado projeto federal que capacita e auxilia o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Os cursos e a prática profissional são viabilizados a partir de convênios firmados entre empresas e o Degase.

O contrato de aprendizagem terá duração de 15 meses e serão beneficiados jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no Cense Dom Bosco e na Escola João Luiz Alves (EJLA). Os aprendizes terão suas carteiras de trabalho assinadas pela Comlurb, com remuneração proporcional à carga horária mensal, entre outras garantias trabalhistas.

– Os adolescentes irão passar um período com aulas teóricas no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Degase e, posteriormente, passarão para as atividades práticas no curso do SENAI, onde haverá o ambiente simulado para que possam se desenvolver profissionalmente em uma instituição formadora com reconhecimento no mercado de trabalho – explicou a coordenadora da Cecel, Evangelina Andrade.

Os jovens foram selecionados a partir de um processo de pré-aprendizagem, onde são desenvolvidas diversas atividades de sensibilização como palestras, aulas e dinâmicas. O objetivo é levá-los a pensar o mundo do trabalho e sua participação como aprendiz, desenvolvendo os quatro pilares da educação: aprender a ser, a fazer, a conhecer e a conviver.

Novas vagas

Em setembro, o Degase já inseriu 20 socioeducandos no programa e agora serão mais 20 em outubro. Até dezembro ainda serão ofertadas mais 60 novas vagas, totalizando 100 contratações neste segundo semestre de 2021. Todos esses jovens são acompanhados pela Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Degase, através de sua Divisão de Profissionalização (Dipro), e são estudantes dos colégios estaduais que funcionam nas unidades socioeducativas de internação.

– O programa Jovem Aprendiz reúne as melhores experiências que podemos esperar da socioeducação: aprendizagem multidisciplinar, preparação para o mercado de trabalho, primeiro emprego formal, reinserção social e geração de renda. Essa oportunidade gera, efetivamente, um novo começo para o socioeducando e sua família – comemora o Secretário de Educação, Alexandre Valle.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, reforçou a conquista da ampliação das vagas do programa Jovem Aprendiz, que elevam o número de socioeducandos ingressando no mercado de trabalho formal com carteira assinada.

– É uma oportunidade única de inclusão socioeconômica e de desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, o Departamento está proporcionando a esses jovens cidadania e dignidade. O programa faz com que os jovens continuem sua escolarização, se profissionalizem e percebam um horizonte bem definido após o cumprimento de medida. Queremos que ao saírem daqui, pela porta, tenham uma nova visão de mundo e uma nova perspectiva de vida e sobre o que fazer – finalizou o diretor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo