Comlurb inaugura Ecoponto Parque Royal que beneficiará 6 mil moradores
Dentro do projeto de revitalização dos ecopontos da cidade, a Comlurb inaugurou no último dia 27, o Ecoponto Parque Royal, na Estrada Governador Chagas Freitas, altura do número 1.600, na comunidade de mesmo nome, na Ilha do Governador. O novo espaço vai beneficiar cerca de seis mil habitantes.
Este é o primeiro de cinco ecopontos que os moradores da Ilha vão receber. Quatro estão em obras, assim como outros quatro na Zona Oeste. A meta é revitalizar os 118 existentes na cidade.
A inauguração contou com a presença da presidente da Comlurb, Angela Fonti, do subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly, do gerente da Comlurb na Ilha, Júlio Soares e do presidente da Associação dos Catadores da Ilha, Pedro Rocha Pessoa. O grupo de garis Chegando de Surpresa animou o evento com músicas alegres pedindo a colaboração do cidadão para tornar a cidade mais limpa.
O novo Ecoponto conta com uma caixa compactadora estacionária para acondicionar o lixo da comunidade, duas caixas para recebimento de materiais inservíveis e entulho de obras e contêineres especiais para papel, vidro, plástico e metais, cestas para pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha. Os recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores do Parque Royal. A comunidade será a primeira a contar com coleta seletiva porta a porta, diariamente.
“Queremos conscientizar a população da importância de separar os materiais recicláveis, lembrar que basta não misturar com o lixo comum, que assim poderemos reaproveitar os resíduos, indo menos lixo para os aterros, gerando renda e preservando o meio ambiente”, ressaltou a presidente Angela Fonti.
O Ecoponto foi pensado não só para receber materiais recicláveis, mas para ser um pólo de educação ambiental, com orientação e conscientização visando preservar o meio ambiente, a começar pela sua construção, com estruturas reaproveitadas de outras obras e telhas produzidas a partir de embalagens de Tetra Pak usadas, que se destacam por ter isolante térmico e alta resistência. Dois garis vão atuar na manutenção do espaço, além de orientar permanentemente os moradores sobre a importância de manter a comunidade limpa, separar os materiais dos resíduos que irão para o lixo e divulgar os serviços da Comlurb.
Gerência de Limpeza da Ilha também recebe melhorias
A Gerência de Limpeza da Comlurb na Ilha do Governador, na Rua Formosa do Zumbi, nº 90 também foi revitalizada, ganhou vestiário e refeitório novos para atender os 70 garis que atuam na limpeza dos sub-bairros: Zumbi, Ribeira, Pitangueiras, Cacuia, Jardim Carioca e Guarabu.