CET-Rio vistoria Anel Cicloviário da Ilha pedalando com ciclistas da região
Representantes da CET-Rio estiveram reunidos nesta quarta, dia 15, com membros da ACIG e da Comissão de Segurança de Ciclismo do Rio de Janeiro (CSC-RJ) para vistoriar o Anel Cicloviário da Ilha do Governador, obra iniciada em 2012 que não atendeu as expectativas dos ciclistas e da comunidade da Ilha e que permanece em abandono total.
Os membros da CET-Rio aceitaram a proposta da ACIG de conduzir a vistoria pedalando. A pedalada começou na Praia da Bica por volta das 16h e o grupo parou nos pontos críticos identificados pela ACIG, discutindo soluções, melhorias e ouvindo os moradores que passavam pelo local.
A vistoria prosseguiu pela Ciclovia do Rio-Jequiá, Colônia Z-10, Ribeira, Zumbi, Praia da Bandeira, trecho em que o projeto original do Anel Cicloviário previa a construção de faixas segregadas, mas que ao desenrolar das obras em 2013 foram alteradas.
Chegando ao Cocotá a vistoria prosseguiu pela Avenida Paranapuã, passou pela Estrada do Dendê próximo a concessionária Azurra em um trecho que ficou incompleto nas obras de 2013, e continuou pelo Corredor Esportivo. Ao final da praça uma surpresa já conhecida pelos ciclistas da região: uma fila de carros estacionados em cima da ciclovia.
A vistoria passou ainda pela rua Eduardo Nadruz e retornou ao Jardim Guanabara, cruzando a Estrada do Galeão, finalizando por volta das 19h. O grupo pedalou aproximadamente 20km.
A partir da vistoria de ontem um documento técnico será elaborado pela CET Rio, possivelmente por um Grupo de Trabalho formado pelo próprio órgão. O próximo passo será a produção de um Projeto Piloto propondo reformas, alterações de estrutura e Manutenção dos trechos que ainda resistem.
Segundo Luan, membro fundador da ACIG, “o trabalho iniciado ontem, é uma demonstração que Poder Público e Sociedade Civil Organizada devem trabalhar em conjunto com ouvindo os pleitos da população e atendendo as expectativas da sociedade de modo geral. A ACIG acompanhará de perto o trabalho desenvolvido.”