Ilha do Governador

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) já está em funcionamento na Ilha do Governador

A unidade atende à demanda de usuários que requerem assistência intensiva em saúde mental

O CAPSi é uma unidade de saúde da mental da Prefeitura do Rio e funciona em área anexa ao Centro Municipal de Saúde Madre Tereza de Calcutá (Avenida Ilha das Enxadas, 100, Bancários). A unidade atende à demanda de usuários que requerem assistência intensiva em saúde mental, incluindo casos de autismo. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento é multidisciplinar, realizado por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, enfermeiro e assistente social. O CAPSi Ilha é o 9° serviço infanto-juvenil na Cidade do Rio de Janeiro e se junta aos CAPSis : Maurício de Sousa (Botafogo), CARIM-UFRJ (Botafogo), Visconde de Sabugosa (Ramos), Maria Clara Machado (Todos os Santos), Heitor Vila Lobos (Madureira), Eliza Sta. Rosa (Taquara), Pequeno Hans (Sulacap) e João de Barro (Campo Grande).

HIG 970×250

Os CAPS são unidades para acolhimento às crises em saúde mental, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. Os CAPS oferecem atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, em articulação com as demais unidades de Saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social, etc.) quando necessário, sempre incluindo a família e a comunidade nas estratégias de cuidado.

O acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica/psiquiátrica. Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Os CAPS III tem funcionamento 24h, durante os sete dias da semana, oferecendo a possibilidade de acolhimento noturno para a clientela já atendida, conforme avaliação da equipe.

A Prefeitura do Rio conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 6 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas (CAPSad) – dois deles com unidades de acolhimento adultos (UAA) – e 7 Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), totalizando 31 unidades especializadas próprias. Outras 3 das redes estadual e federal completam a rede de 34 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.

Etiquetas

Artigos relacionados

amateurfetishist.com tryfist.net trydildo.net
Fechar