Ilha do Governador

Campanha Banho da Cidadania ajuda a resgatar dignidade dos moradores de rua da Ilha

A Organização de Reintegração e Estímulo à Socialização (Ores), promove o projeto Banho da Cidadania, resgatando um pouco da dignidade das pessoas em situação de rua por meio do banho, corte de cabelo, doação de roupa, além de atendimento médico e social. Na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, a ONG começou a ação na Colônia Z-10 e mantém o projeto desde 2008 em diversos bairros da cidade.

A ONG Ores é liderado pelo empresário Ricardo Machado Tavares, de 55 anos. Ele acredita que quem está à margem da sociedade, se estiver limpo e bem vestido, pode ter a vida transformada, conseguindo reinseri-las em suas famílias e incentivar a profissionalização. Também tem mais possibilidade de arrumar um emprego e conseguir sair das ruas. A missão do projeto é proporcionar ao morador de rua o direito a um banho de chuveiro digno, com todo o suporte higiênico necessário.

Em 2020, a ONG conseguiu ampliar o projeto e comprou um ônibus. O Veículo foi readaptado, retirando os bancos e adaptou o espaço para quatro cabines com chuveiros, pias, maca médica e sala de atendimento. Durante esses anos, mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Quando comprei o ônibus, foi a realização de um sonho, consegui expandir as ações aos que mais precisam de uma mão estendida em determinado momento da vida. Muitos estão nas ruas por causa do crescente desemprego e da inflação dos aluguéis; outros, pelo vício das drogas”,  afirmou Tavares.

Entre as ações já feitas, são distribuídos pelos voluntários marmitas e cestas básicas a 200 famílias cadastradas e barracas. Em paralelo a essas ações, a ONG atua com um módulo de banho, uma estrutura móvel, que circula às terças e quintas-feiras em parceria com o Projeto Ruas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo