Câmara Municipal discute Terminal Pesqueiro da Ribeira nesta terça-feira
A comissão especial do Terminal Pesqueiro irá realizar nesta terça-feira (24/08), às 10h, no plenário da Câmara Municipal, audiência pública para discutir os aspectos técnicos a respeito da implantação do terminal na Ribeira, na Ilha do Governador. O projeto é polêmico e enfrenta resistência de parte dos moradores.
A audiência será promovida pelos vereadores que compõem a comissão – Tânia Bastos (PRB) e Paulo Messina (PV) – e tem como objetivo esclarecer questões complexas que envolvem o projeto. O local previsto para a construção do terminal, por exemplo, a Praia do Jequiá, está localizado dentro de uma ZR3 (Zona Residencial Nº 3), logo, de acordo com o decreto 2678/80, não poderia abrigar um empreendimento comercial do porte do terminal. Além disso, o trecho pertenceria à área correspondente ao entorno da APARU do Rio Jequiá, o que seria outro impedimento para a obra.
Contrários à obra, moradores da praia do Jequiá estão preocupados com o impacto que o terminal causará ao tráfego da região, já que, segundo estudos, o empreendimento irá atrair cerca de 700 caminhões e 1500 veículos de passeios a mais por dia no trânsito da Ilha do Governador.
A proximidade da região com o Aeroporto Internacional Tom Jobim também preocupa. Tanto é assim que a Aeronáutica produziu um parecer contrário à instalação do terminal na região. Segundo o documento, esse tipo de instalação atrairia uma grande quantidade de pássaros para o local, o que seria um grande risco às aeronaves que utilizam o aeroporto. Estima-se que um a cada 800 vôos no Brasil registre incidentes envolvendo colisões de aeronaves com pássaros.
A audiência terá a participação do Jayme Tavares, Superintendente do Ministério de Pesca do Estado do Rio de Janeiro; Carlos Alberto Muniz, Secretário Municipal do Meio Ambiente; o engenheiro de trânsito Fernando MacDowell, além de um representante da Advocacia Geral da União.