Ilha do Governador

Boletim epidemiológico mostra que a Ilha segue em risco moderado

Nesta sexta-feira (30/07), saiu a 30ª edição do boletim epidemiológico do covid-19. Segundo o edital, mostra que na última semana, 74 novos casos de diferentes variantes do vírus foram identificados na cidade. Desde a identificação do primeiro caso de novas variantes, o município contabiliza 982, sendo 819 residentes. São 774 casos da Gamma (P.1), 33 da Delta (B.1 617.2) e 12 da Alfa (B.1.1.7). Dos moradores infectados por essas cepas, 50 morreram, 21 permanecem internados e 748 já são considerados curados.

O boletim informa também que a Ilha do Governador está entre as 12 regiões administrativas em risco moderado para a transmissão do vírus. A Prefeitura divulgou detalhes da primeira das três fases do plano de reabertura gradual das atividades no Rio de Janeiro. A partir de 2 de setembro, as medidas serão mais flexibilizadas. Os estudos mostram que até a data planejada, 775 da população estejam vacinados com a primeira dose e 45% com as duas doses.

O planejamento de retomada da Prefeitura do Rio segue padrões internacionais e protocolos de sucesso realizados em outros países, como: Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Itália, Israel e Reino Unido flexibilizaram as restrições com esquemas vacinais tendo percentuais menores do que os estabelecidos pela Prefeitura do Rio.

Primeira fase:

2 de setembro – Haverá a liberação de eventos em ambientes abertos; permissão de público com esquema vacinal completo nos estádios (com 50% da capacidade) e liberação de público em boates, casas de show e festas em locais fechados com esquema vacinal completo e com 50% da capacidade. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Segunda fase:

17 de outubro – As boates, casas de show, festas em locais fechados e os estádios estarão liberados para abrir com 100% da capacidade desde que o público apresente esquema vacinal completo. O uso de máscaras continuará sendo obrigatório.

Terceira fase:
15 de novembro – O uso de máscara será obrigatório apenas em transporte público e estabelecimento de saúde. A partir dessa data, a prefeitura vai liberar a livre circulação das pessoas, sem restrição de capacidade e distanciamento.

Na próxima fase, o Rio vai vacinar jovens entre 32 anos a 18 anos. A expectativa é que a aplicação da primeira dose seja concluída na primeira semana de setembro.

Fonte: Prefeitura do Rio

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo