CarnavalRio de Janeiro

Bloco da Favorita atrai cerca de 50 mil foliões com estrelas do funk e do rap

Primeiro de Março – Bloco da Favorita – Foto: Alex Ferro / Riotur

Comandado por estrelas do funk e do rap, o Bloco da Favorita animou o Circuito de Megablocos, na Rua Primeiro de Março, no Centro, neste sábado, 22/02, no último final de semana do pré-Carnaval de Rua 2025. O evento atraiu cerca de 50 mil pessoas para a região e contou com nomes como MC Maneirinho, Borges, Bin e Puterrier, que tocaram diversos hits dos gêneros.

A empresária e criadora do bloco, Carol Sampaio, afirmou que a ideia da agremiação é entregar para os cariocas e turistas uma diversão com os atributos da cidade, além de valorizar o Funk e seus artistas.

– O Bloco da Favorita foi o primeiro bloco em ritmo de funk, que abriu porta para tantas pessoas que hoje em dia estão aqui, como a Ludmilla, como a Anitta. O movimento valoriza o que a gente quer no Rio. Para mim tem muito significado. Sempre fui uma pessoa que lutou por essa cidade aceitando como ela é. A gente pode trazer isso – disse a empresária.

Foto: Alex Ferro / Riotur

Desfilando desde 2013, o Bloco da Favorita se tornou figurinha carimbada no Carnaval de Rua do Rio por unir de forma única a folia com o batidão do funk.

Neste ano, diversos artistas assumiram posições de musos e musas do bloco. Entre eles, Cris Vianna, Joaquim Lopes, Juan Paiva, Marcus Majella, Marcelo Mello JR, Paloma Bernardi, Rapha Logan e Sheron Menezzes.

– Eu sou apaixonada pelo carnaval, não tem como não estar nele, faz parte da minha vida. Estou felicíssima de estar aqui. A Favorita é uma família, um bloco que é uma delícia – afirmou a atriz Cris Vianna, uma das musas do bloco.

Além da grande festa, outros diversos cortejos queridinhos dos cariocas ganharam as ruas da cidade na manhã deste sábado. Como o Céu na Terra, que, ao som de 150 instrumentistas, tomou as ladeiras de Santa Teresa com seu cortejo de figurinos criativos, pernas-de-pau, gigantes de papel machê e mamulengos serpenteando os trilhos.

Céu na Terra – Foto: Fernando Maia / Riotur

À frente da tradicional réplica do bondinho feita de material reciclado, uma boneca gigante da cantora Rita Lee, a artista homenageada deste ano, protagonizava o cortejo sob o cenário do casario antigo. A rainha do rock, que morreu em 2023, foi eternizada na festa do Céu Na Terra, em artes de camisetas e galhardetes desenvolvidos por Luiz de França, o DJ ZOD.

Ainda no Centro, outro bloco que atraiu diversos foliões foi o Estratégia, no largo São Francisco de Paula. Em seu 13º desfile, o bloco homenageou o cantor Wilson Simonal com um “beijaço”. Com 60 ritmistas na bateria, o tributo ao “Rei da Pilantragem” contou com sucessos como “Nem vem que não tem” e “Nanã”. Outra referência do bloco, o cantor Tim Maia teve um set especial dedicado ao icônico álbum “Racional”.

O Pérola da Guanabara também iniciou a festa cedo com foliões que embarcaram rumo à Ilha de Paquetá para curtir a festa do bloco. Desde a saída da Praça XV, uma banda animou a turma ao som de clássicos do axé, pagode, MPB e da música latina.

Pérola da Guanabara – Foto: Gustavo Stephan / Riotur

Outros 49 blocos estão na programação deste sábado de pré-Carnaval de Rua 2025. Ao todo, 99 agremiações circularam na cidade até o fim deste domingo, 23/02.

Plano Operacional para o Carnaval de Rua 2025

Com a expectativa de atrair cerca de seis milhões de pessoas em 37 dias de folia, o Carnaval de Rua 2025 terá, até o dia 9 de março, mais de 470 apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio.

Para garantir que o público aproveite a festa com segurança e conforto, a Prefeitura, através da Riotur, preparou um grande esquema operacional envolvendo CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), entre outros órgãos, que atuarão nos locais de eventos e nos entornos.

A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua do Rio 2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo