Biblioteca do Cocotá passa por modernização e criação de espaços para atividades educativas
A Biblioteca Euclides da Cunha (Cocotá) agora faz parte do programa Bibliotecas do Amanhã, resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio e o Sistema Fecomércio.
A secretária de Cultura, Mariana Ribas; o deputado federal, Marcelo Calero; o subprefeito Rodrigo Toledo; o gestor executivo local, Rafael Souza; e o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Queiroz; e a bibliotecária Deolinda Avellar inauguraram hoje o novo espaço, que passa a se chamar Biblioteca Euclides da Cunha – Sesc Cocotá. O evento contou com a apresentação da atriz, escritora e cantora Elisa Lucinda.
Graças à parceria, a biblioteca da Ilha foi modernizada, teve a sua infraestrutura recuperada, e o acervo de livros foi renovado e ampliado. Ao fazer parte da rede Sesc de bibliotecas, a Biblioteca Euclides da Cunha passa a ter o benefício do intercâmbio de obras, que permite aos leitores pesquisarem e solicitarem, para empréstimo, exemplares do acervo de outras unidades da rede.
Também foram criados espaços para atividades educativas, com computadores e acesso à Internet e serão oferecidos uma ampla gama de serviços relacionados aos pilares de atuação do Sesc: cultura, educação, lazer, assistência e saúde. O caráter público e gratuito do espaço será mantido.
Seguindo os preceitos da Biblioteca Sesc XXI, que entende uma biblioteca como espaço de convivência e de conhecimento – e não apenas de acervo literário -, o Sesc planeja agregar a Biblioteca Euclides da Cunha e seus entornos à sua agenda de atividades, levando ao local manifestações artísticas em diferentes linguagens, além de outros projetos.